De acordo com aquele teatro nacional, "António e Cleópatra", espectáculo interpretado por Sofia Dias e Vítor Roriz, estará em cena a partir de quarta-feira e até 08 de outubro no Théâtre de la Bastille, na capital francesa, no âmbito do Festival d'Automne à Paris.

No caso de "By Heart", espectáculo em que Tiago Rodrigues ensina um poema a dez pessoas do público, as apresentações serão apenas na sexta-feira e no sábado, no La Pelanda, a propósito do Short Theatre de Roma.

"António e Cleópatra" e "By Heart" são duas das oito peças de teatro do encenador Tiago Rodrigues que passaram a integrar o repertório do TNDM II e que têm andado em digressão por teatros e festivais, tanto a nível nacional como internacional.

Tiago Rodrigues cedeu, ao teatro nacional, algumas peças que criou e encenou na companhia Mundo Perfeito, e a cedência estará vigente enquanto for diretor artístico do TNDM II.

No repertório do teatro nacional foram integradas as peças "Bovary", "By heart", "António e Cleópatra", "Entrelinhas", "3 dedos abaixo do joelho", "Interpretação", "Se uma janela se abrisse" e "Tristeza e alegria na vida das girafas".

Até ao final do ano, "By Heart" será ainda apresentada, em outubro, em Trodheim (Noruega) e Amesterdão (Holanda), em novembro, em Rennes (França) e, em dezembro, em Marselha (França) e Atenas.

"António e Cleópatra" chegará a Bruxelas, de 13 a 15 de outubro, e a Girona, em Espanha, no dia 26 de novembro, no Festival Temporada Alta.

Estas peças estão em digressão numa altura em que Tiago Rodrigues inicia uma nova temporada - a segunda desde que tomou posse - no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.

Em declarações à Lusa, Tiago Rodrigues sublinhou que a temporada 2016/2017 resulta do "diálogo entre o que está a acontecer no teatro português, o que as companhias e artistas estão a desenvolver, e aquilo que é a missão do Teatro Nacional".

"A missão do Teatro Nacional exige que seja uma casa onde se apresentam trabalhos a partir de grandes textos da dramaturgia universal, e que seja de alguma forma uma biblioteca viva do teatro", salientou.