Em comunicado, hoje, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo explicou que a intervenção é comparticipada em 85% por fundos comunitários destinados à regeneração urbana.

A intervenção do espaço secular, situado à entrada do centro histórico daquela vila do Alto Minho, incluiu a "requalificação integral dos dois pisos do imóvel, mantendo a volumetria existente e a traça original com intervenções na fachada, cobertura, caixilharias, alpendre, iluminação e passeios".

O projeto de requalificação "manteve a memória ferroviária de outrora, através de elementos identificativos".

O edifício vai ser inaugurado no próximo dia 25 de abril, às 18:00, com a presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Iniciada em 2015, aquela obra arrancou "totalmente suportada" pela Câmara de Monção mas, "em janeiro passado, viu assegurada a comparticipação comunitária".

No rés-do-chão da antiga estação da CP, estão instaladas "as áreas de utilização pública e administrativa, bar, instalações sanitárias, arrecadação e sala de ensaio geral".

Já no piso superior, encontram-se as "salas de ensaio individualizado e a sala de ‘ensemble’".

Atualmente a Banda de Monção, cuja existência remonta a finais do século XVIII, ocupa os andares superiores do antigo quartel dos bombeiros voluntários, espaço disponibilizado pela autarquia e situado a poucos metros da nova sede.