“Inspirados por esta ideia de travessia oceânica, de aproximação de margens, de territórios e de culturas, propomos uma viagem para descobrir e redescobrir os rastos das vivências e imaginários comuns”, afirmou a organização das Festas de Lisboa.

Sob o tema “Atlântico, mar de encontros”, o programa deste ano, apresentado hoje no cineteatro Capitólio, em Lisboa, vai também responder à escolha de Lisboa para Capital Ibero-americana da Cultura 2017.

Como destaques na programação encontram-se o concerto da Orquestra Gulbenkian, no dia 3 de junho, às 22:00, na Praça do Comércio, com convidados que evocam os grandes compositores da América latina, e as noites de Fado no Castelo, com três espetáculos nos dias 8, 9 e 10 de junho, às 22:00, no Castelo de São Jorge, em que “o fado dialoga com o flamenco, o chorinho e o tango, em uniões improváveis que prometem deleitar o público, enquanto desfruta de uma das melhores vistas da cidade”.

Presentes nas raízes dos lisboetas e símbolos das Festas de Lisboa, os arraiais populares vão animar os bairros da cidade durante o mês de junho, os tradicionais Casamentos de Santo António vão unir 16 casais e as marchas populares vão descer a Avenida da Liberdade, no dia 12 de junho.

Entre as novidades desta edição está o festival “Soy Loco por ti, América”, que promete “transformar os jardins do Palácio Pimenta, no Museu de Lisboa, num verdadeiro paraíso tropical”, de 15 a 18 de junho, permitindo desfrutar de literatura e música do Perú, Brasil, Cuba e Argentina, na companhia de artistas internacionais.

Inserido na programação das Festas de Lisboa, o Festival Coros de Verão vai este ano expandir-se das fronteiras na zona de Belém e estender-se até ao Castelo de S. Jorge “para que a música coral possa ser usufruída por mais pessoas”, de 23 a 26 de junho, informou a organização, revelando que esta sexta edição do festival “conta com o maior número de participantes até hoje: 23 coros, num total de 750 participantes, oriundos de sete países – Portugal, Espanha, Israel, Singapura, Polónia, Estónia e Alemanha”.

A preencher o calendário das festas estão também agendados espetáculos de teatro, eventos sobre literatura, cinema ao ar livre, atividades dirigidas às famílias, festas solidárias e ações em torno do Santo António, nomeadamente a Corrida de Santo António, que se realiza a 3 de junho.

O encerramento das Festas de Lisboa vai transformar o Terreiro do Paço num “gigantesco salão de baile, ao melhor estilo latino”, no dia 1 de julho, às 22:00, trazendo “a alegria e o espírito da música e das danças latinas”. O espetáculo Baila Comigo Lisboa vai juntar as bandas Gipsy Kings e Los Van Van, assim como DJs, VJs e escolas de dança.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.