Num comunicado conjunto divulgado esta quinta-feira, 21 de abril, os promotores de seis festivais belgas de música, entre os quais Pukklepop, Dour Festival e Rock Werchter, afirmaram estar a trabalhar num conjunto de medidas comuns a todos os eventos e em coordenação com as autoridades de segurança.

"A realidade é que o nosso mundo recentemente mudou. Enquanto sociedade, temos de aprender a lidar com a ameaça de um ataque terrorista", afirmaram os promotores.

Nas últimas semanas têm estado em reuniões com polícia, autoridades locais e Governo a pensar no calendário de festivais de verão, com atualização dos planos de segurança e inclusão de medidas adicionais, em particular sobre o que cada espectador pode levar para o recinto dos festivais.

Os promotores reforçam a ideia de que a prioridade nos festivais de música, habitualmente destinados a grandes audiências, é a segurança dos espectadores, dos artistas e de todos os que trabalham nos bastidores e no recinto.

"Os festivais são uma celebração. Neste e em todos os verões", rematam.

O comunicado é assinado por seis festivais de música que acontecem nos meses de verão: Graspop Metal Meeting (Dessel), Rock Werchter e o TW Classic (ambos em Werchter), para os quais estão escalados artistas como Paul McCartney e Bruce Springsteen, Dour Festival (Dour), Tomorrowland (Boom) e Pukkelpop (Hasselt).

Os portugueses Moonspell vão atuar em junho, no Graspop Metal Meeting, e o músico e produtor Branko estará em julho no Dour Festival.

Em março, o aeroporto de Zventem e a estação de metro de Maelbeek, em Bruxelas, foram palco de dois atentados reivindicados pelo autoproclamado Estado Islâmico, que causaram 32 mortos e centenas de feridos.