De acordo com a lista de finalistas, dividida em várias categorias, o Out.Fest - Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro está nomeado na categoria de "Melhor Festival em Recinto Fechado" (indoor) ao lado de eventos como o Le Guess Who? (Holanda), Le Printemps de Bourges (França) e Reeperbahn Festival (Alemanha).

O Out.Fest decorre habitualmente em outubro e este ano contou com nomes como Sonic Boom, Evan Parker, Hieroglyfic Being, Manuel Mota e Tropa Macaca.

O Nos Alive, que decorre em julho no Passeio Marítimo de Algés, está nomeado para o prémio de "Melhor cartaz", por uma edição que apresentou, por exemplo, Radiohead, Pixies, Arcade Fire, Chemical Brothers, Tame Impala, Father John Misty e Junior Boys.

Segundo a organização, os "European Festival Awards" foram criados em 2009 para reconhecer "o árduo trabalho, visão e criatividade da indústria dos festivais".

Os vencedores serão anunciados a 11 de janeiro em Groningen, na Holanda.

Reconhecimento internacional é bom para Portugal

Para Álvaro Covões, o homem por trás do NOS Alive, as nomeações são um reconhecimento do trabalho levado a cabo todos os anos. "Quando a indústria reconhece o nosso trabalho é sempre importante. É bom para o NOS Alive, para a Everything Is New, enquanto promotor do festival, e, acima de tudo, é bom para Portugal ao ver um evento reconhecido a par dos grandes festivais que se organizam na Europa", frisa o promotor ao SAPO Mag.

"Portugal é um país pequeno, um país com 10 milhões de habitantes, e logicamente que para ter grande eventos tem de ter uma capacidade atrativa para trazer gente de fora", explica Álvaro Covões, acrescentando que "o NOS Alive já tem um mercado internacional há muitos anos". "O nosso objetivo é continuar a ter sempre a casa cheia", sublinha.