Artigo

Festival de Música de Almada realiza terceira edição a partir de sábado

A Academia de Música de Almada promove, a partir de sábado e até 9 de abril, a terceira edição do Festival de Música Cidade de Almada, em cinco instituições do concelho, anunciou a organização.

Os cinco espaços onde decorre o festival são o Cineteatro da Academia Almadense (Almada), o Convento dos Capuchos (Caparica), a Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea (Almada), o Solar dos Zagallos (Sobreda) e a Ponto de Encontro – Casa Municipal da Juventude (Cacilhas).

Destinado a divulgar o trabalho realizado pelas escolas, alunos e profissionais do ensino artístico especializado, o festival contempla concertos, peças de teatro, um encontro de coros, um debate sobre o ensino especializado de música e a apresentação do livro “Manuel de Música – Sete teorias”, de Edgar Saramago.

Integrado no evento realiza-se ainda a sétima edição do Concurso Internacional de Música Cidade de Almada – Guitarra, Piano e Canto –, de 5 a 9 de abril, que decorrerá no Solar dos Zagallos, no Auditório da Academia de Música de Almada, no Convento dos Capuchos e na Casa da Cerca.

No sábado, às 14:00, a Orquestra Improvável dará um espetáculo na rua Cândido dos Reis, em Cacilhas, para festejar com a comunidade o início do evento, enquanto às 19:00, no Cineteatro da Academia Almadense, haverá concerto com a Big Band Júnior do Hot Club de Portugal.

No domingo, às 11:00 e às 16:00, no Solar dos Zagallos, o Teatro Areia leva à cena o espetáculo musical "A cidade de blá-blá-blá", enquanto no dia 25, na Casa da Cerca, haverá um debate subordinado ao tema "O ensino especializado da música e o desenvolvimento local: perspetivas".

No dia 26, às 19:00, no Instituto Piaget, haverá concerto com a Orquestra Sinfónica da Escola de Música do Conservatório Nacional e, em 01 de abril, no Solar dos Zagallo, haverá um encontro de coros e ensembles infantis, com sessões das 11:00 às 12:30 e das 14:00 às 16:30.

A 02 de abril, no Convento dos Capuchos, terá lugar um espetáculo destinado a famílias, intitulado "Cantar juntos", e no mesmo dia, mas na Casa da Juventude, em Cacilhas, os Cena Múltipla representarão "Os mortos não bebem chá".

Às 10:00 e às 11:30 de 4 de abril, no Cineteatro da Academia Almadense, haverá um espetáculo para alunos de escolas do 2.º ciclo do concelho, intitulado "Noa, Noa - Babel, ou quando todos falamos a mesma língua", enquanto às 19:00, no mesmo local, haverá concerto com a Academia de Música de Almada.

Em simultâneo com o festival vai decorrer o Concurso Internacional de Música de Almada, cujo programa contém concertos de piano comentado, uma atuação do For&Sax Trio, a apresentação do livro "Manual de música - sete teorias" e, no encerramento, um concerto com os laureados do concurso, que decorrerá a 9 de abril, às 10:30, 15:00 e 18:00, no Cineteatro da Academia Almadense.

Comentários