O FLM decorre este ano subordinado ao tema “Literatura e a Web – entre o medo e a liberdade” e aquela jornalista e escritora vai manter uma conversa com o jornalista Luis Caetano, acrescenta a informação disponibilizada.

Outro dos grandes momentos do programa será o concerto de Teresa Salgueiro, "Horizonte", no dia 17 de março, no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal.

Da lista de participantes divulgada até ao momento constam os nomes dos autores angolanos Pepetela e Ondjaki e do jornalista Fernando Alves.

A jornalista e escritora bielorrussa Svetlana Aleksievitch foi distinguida em 2015 com o Nobel da Literatura pela escrita "polifónica, um monumento ao sofrimento e à coragem no nosso tempo", anunciou, na altura, a Academia Sueca.

Da autora, foi publicado em Portugal “O fim do homem soviético – um tempo de desencanto”, pela Porto Editora, tendo o livro "A guerra não tem rosto de mulher" chegado às livrarias portuguesas em setembro do ano passado, publicado pela Elsinore, que já havia lançado "Vozes de Chernobyl".

O Festival Literário da Madeira é organizado pela Eventos Culturais do Atlântico (ECA) e elegeu como o seu principal objetivo “a promoção sociocultural através do fomento da prática artística e pedagógica, e organização de eventos nacionais e transfronteiriços e de desenvolvimento das novas tecnologias da comunicação e da informação”.

O programa do FLM é composto por uma semana de encontros, debates, concertos, sessões de autógrafos, incluindo também momentos de divulgação da ilha.

Eduardo Lourenço, Alberto Manguel, Helder Macedo, Naomi Wolf, Gonçalo M. Tavares, Mia Couto, Samar Yazbek, Lídia Jorge e o recentemente falecido Zygmunt Bauman foram autores que passaram pelo festival em edições anteriores.