Segundo a Câmara de Odemira, a promotora, os concertos e o espetáculo de circo vão decorrer entre os dias 9 e 11 de setembro e a exposição de pintura "Em Louvor das Mulheres", com obras do cabo-verdiano Zelito, será inaugurada em outubro.

O "pontapé de saída" do festival vai ser dado no dia 09, às 22:00, no Cineteatro Camacho Costa, com o concerto de Korrontzi, "um dos grupos revelação da música do País Basco", que pretende "homenagear a cultura popular basca, dando-lhe uma lufada de ar fresco com influências de todo o mundo".

Segue-se, no dia 10, também às 22:00, no Cineteatro Camacho Costa, o concerto do grupo Tribali Music, de Malta, que funde "tradição e modernidade", combinando instrumentos tradicionais com guitarras elétricas, linhas de baixo e tambores, "unificados por uma voz hipnotizante", refere a autarquia.

No dia 11, a partir das 22:00, a rotunda do Lagar vai ser palco do espetáculo de circo aéreo acrobático "L'Odeur de la Sciure", a nova criação da companhia francesa Les P'tits Bras inspirada na "Belle Epoque".

De acordo com o município, através do espetáculo, cinco artistas, num palco circular, vão "deixar o público sem fôlego" com "acrobacias espetaculares, equilíbrios em suspensão, jogos icarianos e piruetas incríveis sobre os trapézios" e humor.

A exposição "Em Louvor das Mulheres", de Zelito, será inaugurada no dia 24 de outubro, às 18:00, na Biblioteca Municipal de Odemira.

O Festival Sete Sóis Sete Luas deste ano integra-se na iniciativa "Setembro Cultural", que a Câmara de Odemira vai oferecer para promover a cultura e o património do concelho, a formação de novos públicos e a dinamização do território pelas artes e proporcionar à população diferentes manifestações culturais.

Além do festival, a iniciativa vai incluir as comemorações do 16.º aniversário da Biblioteca Municipal de Odemira, com um programa diversificado, entre sexta e segunda-feira, e o 1.º Estágio de Sopros e Percussão do Sudoeste Alentejano, na sexta-feira e no sábado, no Quintal da Música.

A exposição "Instrumentos de Corda Artesanais", de Daniel Luz, que vai estar patente ao público entre os dias 06 e 30, no Centro de Valorização da Cultura Local, as comemorações do Dia do Município, no dia 08, feriado municipal, são outras das ofertas.

A iniciativa vai incluir ainda o evento "Arte no Rio", em que vários artistas vão trabalhar ao vivo junto à zona ribeirinha de Odemira, nos dias 17 e 18, e o Festival de Teatro Amador de Odemira, com vários espetáculos, entre 23 de setembro e 14 de outubro, e "Às Quintas no Quintal", com um concerto de Ana Messias Trio, no dia 15, e uma audição do GC Atelier de Música, no dia 29, no Quintal da Música.

As Jornadas do Património, com iniciativas nos dias 23 e 24, em Vila Nova de Milfontes, a 2.ª fase do "Ciclo de Cinema nas Aldeias", para exibição do filme "Um Santo Vizinho", do realizador Theodore Melfi, em quatro aldeias do concelho, entre os dias 07 e 14, e uma exposição coletiva da Associação Local de Artistas Plásticos - Sopa dos Artistas, com obras de Philippe Peseux, Sofia do Vale e Willem Hupje, patente a partir de dia 24, na Igreja da Misericórdia, em Odemira, completam o programa da iniciativa "Setembro Cultural".