Essas são apenas algumas das propostas anunciadas para as duas salas de espectáculo, ambas geridas pela autarquia local, mas com diferentes lotações.

A Casa da Criatividade tem uma capacidade superior a 470 lugares e começa por acolher a 24 de setembro Pedro Abrunhosa e o Comité Caviar, num concerto que irá centrar-se nos trabalhos de "Contramão", o sétimo disco de originais do artista.

Para outubro está previsto no dia 7 o espetáculo "Amplitude", pelo grupo de concertinas Danças Ocultas e a Orquestra Filarmonia das Beiras, e no dia 28 o concerto do britânico Scott Matthews, com pop indie em composições de autor.

A cantora Gisela João subirá ao palco a 5 de novembro, com o seu fado contemporâneo, seguindo-se a 25 desse mês a peça de teatro "As mentiras que os homens contam", baseada num texto de Luís Fernando Veríssimo e protagonizada por Almeno Gonçalves, Joaquim Nicolau, Fernando Ferrão e António Melo.

O último espetáculo do ano previsto para a Casa da Criatividade é, por sua vez, o bailado "Quebra-Nozes", com que o Ballet Clássico Russo recupera a 11 de dezembro a obra-prima de Tchaikovsky.

Já no que se refere à programação dos Paços da Cultura, que tem capacidade para cerca de 100 espectadores, a sala recebe esta sexta-feira o músico Nuno Prata, que se tornou conhecido pela sua participação na banda Ornatos Violeta e apresenta agora os trabalhos do seu segundo álbum a solo.

A mesma sala recebe a 17 de setembro o espetáculo de teatro e música para bebés "Afinal o Ibis", que, conduzido pela atriz Cristina Paiva, conta uma história de Fernando Pessoa sobre esse pássaro do Egipto.

"Ele tem uma guitarra e eu não tenho nada" é a proposta de teatro infantil que se segue, a 4 de outubro, pela companhia Estupendo Inuendo, e ainda nesse mês o dia 29 estará reservado para música clássica por jovens executantes da região, no âmbito do ciclo "Musicatos".

Em novembro, os Paços da Cultura recebem no dia 22 o Concerto de Santa Cecília, num espetáculo promovido pela Academia de Música de S. João da Madeira, sendo que a programação de 2016 para essa sala termina a 26 desse mês com mais uma atuação no âmbito do programa "Musicatos".