O Coliseu dos Recreios, em Lisboa, recebeu na noite de domingo, 15 de maio, a XXI edição dos Globos de Ouro. A gala transmitida em direto pela SIC e SIC Caras arrancou com uma atuação musical protagonizada por algumas das caras do canal de Carnaxide, como Luciana Abreu, Inês Castel-Branco, João Paulo Rodrigues, João Baião e Júlia Pinheiro.

Marco Paulo, cantor que celebra 50 anos de carreira, foi um dos protagonistas da noite ao vencer o prémio Mérito e Excelência.

“Se me dão licença, vou partilhar este prémio com todos os jovens cantores portugueses e com todos os refugiados espalhados pelo mudo. Já não vou viver 50 anos, já não vou cantar 50 anos, mas o que puder viver e cantar, quero partilhá-lo com vocês todos", disse Marco Paulo depois de receber o galardão pelas mãos de Francisco Pinto Balsemão, presidente do grupo Impresa.

Mariana Pacheco, protagonista da novela da SIC "Coração d’Ouro", foi escolhida pelo público como a Revelação do Ano de 2015. A atriz de 24 anos estava nomeada com a banda ÀTOA, o ator João Jesus e a manequim Maria Clara.  “Quero também dedicar o prémio a duas pessoas que fizeram toda a diferença neste projeto: a Rita Blanco, a pessoa que mais me ensinou e continua a ensinar, e a minha mãe, porque sem ela eu não estaria aqui”, disse a atriz, confessando-se surpreendida com o prémio.

Nas categorias de cinema, Victoria Guerra e José Mata, do elenco do filme "Amor Impossível" de António-Pedro Vasconcelos, levaram para casa a estatueta de melhores atores. Já o Globo de Ouro de melhor filme foi para a longa-metragem "As Mil e Uma Noites", de Miguel Gomes.

Victória Guerra - Globos de Ouro 2016

“Quero agradecer à SIC e à CARAS e gostava muito de partilhar isto com as minhas colegas nomeadas. Infelizmente nunca tive oportunidade de trabalhar com elas, espero um dia ter essa oportunidade. São uma inspiração para mim todos os dias. Quero também partilhar com toda a equipa de Amor Impossível e agradecer em especial ao José Mata. Foste absolutamente incrível”, frisou, Vitoria Guerra.

Já nas categorias de teatro, Maria Rueff foi uma das grandes vencedoras da noite ao arrecadar o galardão de melhor atriz de teatro, pelo seu papel em "António e Maria", peça baseada na obra de António Lobo Antunes. “Estou tão comovida. Obrigada. Já é uma honra estar num painel de nomeadas com atrizes com quem eu aprendi tanto”, confessou a atriz.

Um dos pontos altos da cerimónia dos "Globos de Ouro" foi a homenagem aos artistas que morreram no último ano, como Nicolau Breyner, que foi recordado com uma atuação protagonizada por Mariza Liz, cantora dos Amor Electro, e pela orquestra do maestro Nuno Feist. Ana Moura também subiu ao palco para homenagear Prince, tendo recordado o tema "Purple Rain", um dos maiores sucessos do cantor.

Apresentada por Bárbara Guimarães, a gala contou com a presença de caras conhecidas nacionais e ainda Vanessa Giácomo, Carmo Dalla Vecchia, atrizes brasileiras da novela "A Regra do Jogo", bem como de Regina Duarte.

Ana Moura, Agir, músico responsável pelo tema de abertura da gala, Dengaz e The Gift foram os responsáveis pela animação musical da cerimónia da SIC. Ao longo da noite, Luís Franco-Bastos animou os espectadores com vários momentos de humor, recebendo vários elogios nas redes sociais.

 LISTA DE VENCEDORES:

CINEMA:

Melhor atriz: Victoria Guerra em "Amor Impossível"

Melhor ator: José Mata em "Amor Impossível"

Melhor filme: "As Mil e Uma Noites", de Miguel Gomes

TEATRO:

Melhor atriz: Maria Rueff em "António e Maria"

Melhor ator: Marco d’Almeida em "Macbeth"

Melhor peça/espetáculo: "Ricardo III", de Tónan Quito

DESPORTO

Melhor Desportista Masculino: Cristiano Ronaldo (Futebol)

Melhor Desportista Feminino: Telma Monteiro (Judo)

Melhor Treinador: Jorge Jesus (Futebol)

MODA

Melhor Modelo Masculino: Gonçalo Teixeira

Melhor Modelo Feminino: Sara Sampaio

Melhor Estilista: Luís Buchinho

MÚSICA

Melhor Intérprete Individual: Agir

Melhor Grupo: D.A.M.A.

Melhor Música: "Dia de Folga", Ana Moura

Prémio de Mérito e Excelência: Marco Paulo

Revelação do Ano: Mariana Pacheco