"Alguém me pode dizer quem é esta mulher? Ela esteve em todos os gifs nos últimos seis meses". Foi com esta pergunta de Nicki Minaj no Twitter que tudo começou. Semanas depois, Gretchen foi convidada por Katy Perry para protagonizar um videoclipe.

Na última semana, a brasileira tem dado que falar em todo o mundo, tendo já batido recordes - de acordo com a Universal Music, a colaboração entre Katy Perry e Gretchen resultou no vídeo de uma artista feminina com mais visualizações em 24 horas.

Entre conversas com Katy Perry e planeamento de viagens, Gretchen conversou com o SAPO Mag. "A Maria Odete é casada com um homem de Guimarães, que mora em França e que adora Portugal. A Gretchen é a cantora com uma carreira de 40 anos, que canta músicas latinas, de discoteca e que fez o lyric video (vídeo com a letra da canção) com a Katy Perry", explicou a brasileira que foi considerada como a maior estrela da internet pela cantora norte-americana.

Veja o videoclipe de Katy Perry com Gretchen:

Gretchen começou por ficar conhecida no Brasil no início dos anos 1980, graças a uma série de êxitos, como “Freak Le Boom Boom”, “Melô do Piripipi” e “Conga Conga Conga”, que ganharam uma enorme popularidade, fazendo com que tenha vendido mais de 15 milhões de álbuns em todo o mundo. Conhecida pelas suas letras provocadoras e pela sua atitude descomprometida, Gretchen é hoje considerada a “Rainha dos Memes da Internet” da América Latina. "Comecei a minha carreira com as minhas irmãs, nós tínhamos um grupo infantil e cantávamos canções para crianças com ritmo de discoteca. Depois gravei o meu primeiro disco em vinil e em poucos meses já era a Gretchen que toda a gente conhece", explicou ao SAPO Mag.

Mas a fama internacional de Gretchen cresceu nas últimas semanas, depois do lançamento do videoclipe de "Swish Swish", de Perry com Nicki Minaj. "Esta oportunidade surgiu depois deles [Katy Perry e a sua equipa] terem começado a ver a ver os meus gifs e os meus memes. A Katy Perry gostou e começou a pesquisar sobre a minha carreira no Brasil e aconteceu", contou.

"Do convite à gravação, foi um mês e meio de negociações. Na verdade, eles queriam que eu fosse a Los Angeles para gravar, mas eu estava no Brasil a fazer digressão. Então, resolveram gravar em Salvador. Foi gravado há duas semanas com um grupo de dança muito conhecido e tudo foi acompanhado pela Katy Perry - enquanto gravávamos, de 30 em 30 minutos, eram enviados os vídeos para ela", explicou Gretchen. acrescentando que a cantora só lhe pediu para ser "a Gretchen que o Brasil conhece".

"Foi tudo uma surpresa para mim, fiquei muito feliz e realizada. Depois de 40 anos de carreira, ficar conhecida por uma artista internacional, deixou-me realizada. Fiquei feliz por ela ter dito que eu era a internet", confessa a artista, revelando que ainda não se encontrou com Katy Perry. "Estamos a conversar apenas pela internet e através dos nossos agentes. Para já, não posso contar muito porque tive de assinar um termo de confidencialidade sobre tudo o que vai acontecer. Só posso dizer que vou ter muitas novidades", acrescenta.

"Além da Katy Perry, gostava de trabalhar com o Tony Carreira"

Além de trabalhar com Katy Perry, Gretchen sonha colaborar com outros artistas, em especial com Tony Carreira. "Além da Katy Perry, gostava de trabalhar com o Tony Carreira. Sou fã dele e já vi um concerto dele no Porto. Se tivesse de fazer um novo trabalho, adorava trabalhar com ele porque sou mesmo fã", revela a cantora brasileira, acrescentando que também é fã dos filhos do artista português, de Mariza, dos Amor Electro e de Salvador Sobral.

"Vi a Eurovisão e fiquei muito feliz pela vitória de Portugal. Estava aqui no Brasil, mas acompanhei tudo. Fiquei muito feliz, até parecia que era portuguesa", contou, acrescentando que em agosto vem a Portugal. "Passo todas as minhas férias em Portugal porque o meu marido é português", conta a artista que recentemente também participou num vídeo promocional da série "Glow", da Netflix.

Veja o vídeo promocional da série "Glow", da Netflix, protagonizado por Gretchen: