O festival anunciou hoje os oito primeiros nomes da música portuguesa que vão estar no Eurosonic. Além daqueles artistas, estarão ainda :papercutz, Memória de Peixe e We Bless This Mess.

Marcado de 11 a 14 de janeiro, o Eurosonic Noorderslag apresenta-se como uma plataforma de divulgação da música europeia, com concertos, conferências sobre música e encontros entre agentes da indústria musical.

É um ponto de encontro para promover a internacionalização de artistas europeus, já que estão presentes centenas de promotores de festivais, produtores musicais, editores, empresas de agenciamento.

Todos os anos o Eurosonic dá destaque à nova música de um país europeu e em 2017 o foco estará centrado em Portugal, o que levará à Holanda cerca de vinte artistas, selecionados pela organização.

Hoje foram anunciados os primeiros oito nomes – entre 200 artistas candidatos -, de um espectro musical que vai do fado à eletrónica, do rock garage à pop, entre artistas já com experiência internacional – como The Gift e DJ Ride – e outros a tentar agora um caminho no estrangeiro, como Glockenwise e o músico e produtor Bernardo Neves, que assina Neev.

Àqueles oito nomes junta-se ainda a cantora Marta Ren, que estará no Eurosonic a convite da Antena 3, membro da União Europeia de Radiodifusão, parceira do festival.

Foi há alguns anos que a Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes (AMEI) e a rádio pública Antena 3 fizeram a proposta ao Eurosonic, para que Portugal fosse o país convidado de edição.

Este ano, para agilizar a divulgação da música portuguesa, foi criado o site Why Portugal, uma plataforma virtual de agregação de contactos de artistas, editoras e agentes portugueses, fazendo a ponte com o Eurosonic, mas também com outras feiras, mercados e festivais.

Nos últimos meses, a plataforma Why Portugal já esteve representada no festival South By Southwest (EUA), o Reeperbahn Festival (Alemanha) e este mês estará no Womex, em Espanha.

Em junho, quando uma equipa do Eurosonic esteve em Portugal, o programador Robert Meijerink salientou que atuar no Eurosonic não pode ser um objetivo em si, mas uma porta para outros destinos.

"É muito importante que, se queres tocar no Eurosonic, tenhas um público aqui em Portugal, que vendas bilhetes ou toques em festivais em Portugal. É mesmo importante estar preparado para tocar num festival de ‘showcase’. Se não estás, então espera e pensa bem no que queres fazer com a tua banda", afirmou Meijerink.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.