Jane, cujas heroínas, sujeitas aos costumes patriarcais da época, lutavam por não ter que encontrar estabilidade financeira e status social no casamento, permaneceu sozinha, sem encontrar o amor da sua vida.

Para marcar o bicentenário da sua morte, os arquivos de Hampshire anunciaram que vão expor as certidões de casamento escritas pela própria proclamando a sua união com dois homens diferentes, e certamente imaginários.

Os documentos foram encontrados no cartório de registo de casamentos de Steventon, no sudeste de Inglaterra, onde passou a sua juventude. Os relatórios anunciam a união da escritora com um Henry Fitzwilliam, de Londres, e com Edmund Mortimer, de Liverpool.

Jane tinha fácil acesso ao registo de casamentos porque o seu pai era o pastor da paróquia de Steventon.

"Estes documentos únicos revelam um aspeto diferente da personalidade de Jane. Ela deveria ser adolescente quando escreveu estes certificados falsos, demonstrando um lado malicioso", comentou o assessor de cultura de Hampshire, Andrew Gibson.

Jane Austen escreveu uma série de seis romances que se tornaram clássicos da literatura inglesa, ensinados em todas as escolas e regularmente adaptados para o cinema e televisão, incluindo "Sensibilidade e Bom Senso" e "Orgulho e Preconceito".

Nascida em Steventon, passou toda a sua vida em Hampshire e morreu em julho de 1817 com 41 anos de idade. Uma série de eventos vai marcar o aniversário da sua morte este ano no país.