Aline Frazão, Armando Teixeira, Benjamim, Bruno Cardoso, Capicua, Diogo Clemente, Diogo Piçarra, Francisco Rebelo, Fernando Tordo, Isaura, João Afonso, Jorge Palma, José Cid, JP Simões, Júlio Resende, Mallu Magalhães, Miguel Ângelo, Minta, Nuno Rafael, Paulo Flores, Paulo Praça, Tito Paris, Janeiro, Daniela Onis, Peter Serrado e Rita Dias foram os compositores escolhidos para participar no Festival da Canção, revelou a RTP.

Ao contrário do que foi previamente anunciado pela RTP, serão 26, e não 20, os compositores. Segundo o regulamento, 22 dos músicos foram convidados. Aos selecionados pela estação pública juntam-se dois autores que responderam a um concurso aberto a submissões, promovido pela Antena 1 - Peter Serrado e Rita Dias - sendo que o cantor que deu voz a "Amar Pelos Dois" teve, igualmente, direito à escolha de um compositor para integrar a lista: Janeiro.

Quem é Janeiro? O músico Henrique Janeiro tem 23 anos, é de Coimbra e estudou Musicologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O jovem já atuou diversas vezes com Salvador Sobral, com quem gravou o tema "Tereza e Tomás", que faz parte do EP editado por Janeiro em 2015.

"Janeiro é um jovem cantautor português, cantor e tocador de guitarra e dos teclados, que decide juntar no seu EP de estreia a solo canções envolvidas numa mescla de referências musicais sem perder a coesão e o fio condutor do que o identifica, a alusão lírica à sua prosa poética complementam-no enquanto compositor e instrumentista", explica a página do músico no Facebook.Samuel Úria, B Fachada e Rui Veloso são as suas principais influências, revelou Janeiro numa entrevista à Nova Magazine, revista da Universidade Nova de Lisboa. "Há um gajo que me incentiva todos os dias a escrever que é o Carlos Tê. Era quem escrevia para o Rui Veloso. São as letras mais bonitas do mundo em português (...)", explica o músico. "[Rui Veloso] É o maior compositor português, sem dúvida alguma", acrescenta.

O primeiro grande concerto de Janeiro foi no foi no Vodafone Mexefest, em 2015, para cerca de 400 pessoas. Mas o sonho do músico é subir ao palco do MEO Arena, em Lisboa.  "Gostava de encher o MEO Arena, embora o som lá não seja assim nada de especial", confessa, acrescentando que também gostava de tocar no Tivoli porque "tem uma sala bonita e grande acústica".

"Canção para Ti" é o mais recente single do cantor. O videoclip do tema foi lançado esta quinta-feira, 28 de setembro, nas redes sociais.  "Estou orgulhoso desta canção. É absurda a quantidade de trabalho que dá um filme para depois tudo se resumir a três minutos. Mas o prazer de o lançar vale cada segundo. Nunca tinha feito um videoclip, mas depois deste que é o primeiro, não paro mais", explicou na sua página no Facebook.

Atualmente, o músico que vai participar como compositor no Festival da Canção está a preparar o seu primeiro disco, que deverá ser editado no próximo ano.