Os jurados da competição que irá decorrer no sábado, no Teatro Camões, em Lisboa, formularam a lista final de selecionados com base em 52 candidatos de 14 países, escolhendo 11 bailarinos que irão marcar presença no evento quase esgotado, agendado para as 20:00, que conta com o coreógrafo nacional César Augusto Moniz, como convidado da competição inédita em Portugal, uma das mais prestigiadas de dança mundialmente.

João Gomes, atualmente aluno no Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sánchez, em Leiria, foi o segundo português na história a participar na competição.

O jovem de 15 anos integrou o evento, reconhecido internacionalmente, com a colega de formação Emilia Pascual, natural do Brasil, que também não consta da lista dos finalistas.

Em entrevista à Lusa, esta semana, João Gomes sublinhou que a competição com final marcada para sábado não suscitou preparação especial da sua parte, já que a vida de bailarino "exige muito esforço" e que todos os "ensaios e apresentações" se adicionam a "esse tempo de preparação".

O bailarino aproveitou para frisar a importância da competição, organizada pela Royal Academy of Dance desde 1931, pela possibilidade de "abrir portas bastante interessantes", dada a sua relevância para escolas estrangeiras.

O finalista britânico Harris Beattie foi alvo de destaque no comunicado enviado, uma vez que arrecadou o Prémio Coreográfico, após impressionar os jurados com o seu solo na categoria “Dancer's Own”, distinção que antecede o prémio monetário no valor de 5.000 euros e medalhas de ouro, prata e bronze, para os três membros vencedores. Será igualmente atribuído um galardão sujeito a votação do público: o Prémio Margot Fonteyn Audience Choice.