Zé Pedro, Tó Trips, Samuel Palitos, Paulo Franco e Donovan Bettencourt são os Ladrões do Tempo, o grupo rock português que edita esta sexta-feira, 25 de setembro, o álbum de estreia, intitulado "1º Assalto", pela Sony Music.

"1º Assalto" é a materialização em álbum de um projeto que nasceu em 2011, quando Zé Pedro, o guitarrista dos Xutos & Pontapés, se juntou com vários músicos para gravar uma versão de "Moro na filosofia", um tema de Caetano Veloso.

Essa música acabou por integrar nesse ano o álbum a solo "Convidado: Zé Pedro", mas estava aí germinada uma nova banda rock.

Além de Zé Pedro, nessa altura a banda tinha Tó Trips e Pedro Gonçalves, dos Dead Combo, Samuel Palitos, ex-Censurados, Paulo Franco, dos Dapunksportif. Dessa formação, Pedro Gonçalves deu lugar no baixo a Donovan Bettencourt, irmão de Nuno Bettencourt.

"1º Assalto" tem nove canções de filiação rock e cuja composição foi repartida por praticamente todos os elementos do grupo. Paulo Franco, vocalista, escreveu "Mais", Samuel Palitos assina "Rua", Tó Trips fez a letra de "Transmissões em direto" e Zé Pedro surge nos créditos de "Quase nada".

O primeiro tema a ser divulgado foi "Oxalá", num alinhamento que não escapa à realidade portuguesa, como se ouve em "Bomba": "Sou uma bomba prestes a rebentar/Não quero saber/das novelas na tv/nem dos comentários da televisão/sofro de excesso de informação".

O álbum de estreia dos Ladrões do Tempo será apresentado ao vivo a 8 de outubro no Musicbox, em Lisboa.