A revista Billboard atribuiu o galardão de Mulher do Ano 2016 a Madonna. O discurso da cantora na cerimónia emocionou o público e Lady Gaga.

Na sua conta no Twitter, a cantora de "Perfect Illusion", agradeceu a Madonna por ser uma inspiração. "Madonna, o teu discurso no Billboard Music Awards foi inspirador. És tão corajosa e forte. Obrigada por seres isso para nós, mulheres. Nós precisamos disso", disse Gaga na rede social.

O discurso de Madonna

Na cerimónia de entrega do prémio, a artista pop agradeceu o apoio dos fãs e desabafou sobre o sexismo e bullying que sofreu ao longo da carreira. "Estou aqui à vossa frente para vos servir de tapete... Oh, quero dizer, enquanto artista feminina (...) Obrigada por reconhecerem a minha capacidade de continuar a minha carreira por 34 anos durante os quais tive de lidar com sexismo e misoginia e bullying constante e abusos sem piedade", disse Madonna.

"A coisa mais controversa que alguma vez fiz foi continuar aqui",  frisou, acrescentando que "o Michael já foi. O Tupac já foi. O Prince já foi. A Whitney já foi. A Amy Winehouse já foi. O David Bowie já foi. Mas eu continuo aqui. Sou uma das sortudas e agradeço por isso todos os dias".

"O que gostava de dizer a todas as mulheres que estão aqui hoje é: as mulheres têm sido oprimidas por tanto tempo que acreditam no que os homens dizem sobre elas. Elas acreditam que precisam de apoiar um homem. E há alguns homens bons e dignos de serem apoiados, mas não por serem homens, mas porque valem a pena. Como mulheres, nós temos de começar a apreciar o nosso próprio mérito. Procurem mulheres fortes para que sejam amigas, para que sejam aliadas, para aprender com elas, para as inspirarem, apoiarem e instruírem", sublinhou ainda Madonna.

No final do discurso, a cantora voltou agradecer. "Estou aqui mais porque quero agradecer do que para receber este prémio. Agradecer não apenas a todas as mulheres que me amaram e me apoiaram ao longo do caminho; vocês não fazem ideia de quanto o vosso apoio significa. Mas para aqueles que duvidam e para todos os que me disseram que não podia, que não iria e que não deveria, a vossa resistência tornou-me mais forte, fez-me insistir ainda mais, fez-me a lutadora que sou hoje. Fez-me a mulher que sou hoje. Por isso, obrigada", concluiu.