A canção do grupo de rock foi alvo de um processo há dois anos pelo administrador do inventário do guitarrista dos Spirit, Randy Califórnia, que reclamava milhões de dólares por perdas e danos.

Page e Plant foram processados por supostamente terem copiado a melodia de guitarra que abre "Stairway to Heaven" de "Taurus", uma música dos Spirit.

Segundo o júri, o cantor Robert Plant e o guitarrista Jimmy Page evidentemente tiveram acesso à canção "Taurus", mas Michael Skidmore não conseguiu provar que elementos próprios da música são "intrinsecamente similares" a "Stairway do Heaven".

Plant e Page fizeram circular uma declaração em que agradecem ao júri por ter "virado a página sobre as dúvidas relacionadas a 'Stairway to Heaven'".

A gravadora Warner Music, também acusada no processo, confessa esrtar "feliz" com o veredicto. "Led Zeppelin são uma das maiores bandas da história e Jimmy Page e Robert Plant, dois compositores fora de série que criaram canções que estão entre os mais influentes" do rock, recorda a Warner.

O vocalista da banda frisou que compôs "Stairway to Heaven" no início dos anos 1970 em Headley Grange, um estúdio de ensaios e gravações em Hampshire. "Naquela noite em particular, sentei-me ao lado do Jimmy [Page], junto à lareira, e veio-me à cabeça o primeiro verso que se encaixava com o que ele estava a tocar", afirmou, lembrando a introdução da famosa canção.

"Tentei, realmente, trazer a Grã-Bretanha rural, remota... As referências celtas antigas, quase não faladas, para a composição", acrescentou.

O especialista em música Lawrence Ferrara, da Universidade de Nova Iorque, sublinhou em testemunho que qualquer similaridade entre "Stairway" e "Taurus" também pode ser encontrada em canções escritas por compositores em mais de 300 anos.

"Não há semelhanças relevantes" entre as duas canções, afirmou Ferrara.

Na sua primeira atuação nos Estados Unidos, em Denver no dia 26 de dezembro de 1968, Led Zeppelin abriram o concerto dos Spirit.