Leonardo DiCaprio almoçou na quinta-feira num restaurante de Edimburgo que ajuda pessoas sem-abrigo para a alegria de centenas de fãs que esperaram durante horas para ver a estrela de "Titanic".

O ator norte-americano, de barba e usando uma camisa branca e um casaco preto, foi convidado pelo restaurante Home, criado por uma associação entre os restaurantes "Maison Bleue" e Social Bite, uma cadeia de estabelecimentos beneficentes.

O Social Bite, que tem cinco cafés na Escócia, doa os seus lucros para obras de caridade. Além disso, os seus clientes podem comprar antecipadamente uma bebida quente ou alguma comida que possam ser servidas posteriormente para quem não pode pagar.

A organização também oferece cursos, cujas aulas práticas podem ser realizadas no restaurante Home, e convida os seus clientes para comprarem bebidas e comidas 'penduradas' para os sem-abrigo.

Ao meio-dia, DiCaprio, que foi convidado pelo fundador do Social Bite Josh Littlejohn, cumprimentou a multidão que se reuniu na rua Queensferry e deu autógrafos durante vários minutos.

Biffy Mackay, uma aprendiz de chef de 28 anos, participou na preparação do almoço do ator, não sem 'nervosismo', admitiu em declarações à agência Press Association. Mas este revelou-se 'muito simpático, muito acessível', acrescentou.

Por sua vez, Elise Lovell (na foto ao lado do ator) participou da refeição depois de ganhar um concurso.

'Foi um pouco surreal, mas passámos duas horas fantásticas', contou, afirmando que durante o almoço conversaram sobre os seus filmes, o trabalho com o realizador Martin Scorsese, o ativismo ambiental e a vitória de Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos.

DiCaprio 'explicou que foi absolutamente um choque para muita gente', disse.

No ano passado foi George Clooney quem visitou um café Social Bite em Edimburgo.