O compositor Ludovico Einaudi afirmou que o seu novo álbum, “Elements”, se inspira “nos diversos elementos conceptualizados, desde a criação mitológica grega à geometria de Euclides", passando pelo que "Kandinsky refletiu sobre a arte". O músico italiano revelou também à Lusa que pretende apresentar as novas peças em Portugal.

“Elements” é constituído por 12 peças, todas instrumentais, e conta, em algumas delas, com a colaboração do 'ensemble' Parco della Musica Contemporanea e da Amesterdam Sinfonietta.

Einaudi apresenta-se maioritariamente ao piano, mas também com guitarras elétrica e 'rhodes'. Tendo já atuado em Portugal, nomeadamente com Rodrigo Leão, com quem também gravou, Ludovico Einaudi disse à Lusa que projeta apresentar “Elements” em Lisboa e no Porto, mas não adiantou datas.

Ao piano, a solo, o músico italiano gravou “ABC” e “Song for Gavin” - a primeira, uma “tentativa de expressar uma ideia simples”, enquanto a segunda é “uma peça escrita em memória de um amigo que morreu este ano”.

Relativamente às composições em que junta piano, cordas, percussão, guitarra e eletrónica, “a ideia foi tornar um processo científico numa peça musical”, disse à Lusa o compositor que completa 60 anos no próximo dia 23 de novembro.

“O que pretendi foi criar uma série de peças, tendo em mente pessoas que conceptualizaram os diferentes elementos nas diferentes áreas, como o russo Kandinsky”, disse o compositor, que fez os primeiros planos para este álbum há quatro anos.

“Todavia, de uma forma concreta, e mais concentrado, comecei a trabalhar no disco em março do ano passado e terminei em junho último”, precisou o músico, que gravou na sua própria casa.

Com Einaudi, além do Parco della Musica Contemporanea Ensemble e da Amesterdam Sinfonietta, participam os músicos Francesco Arcuri, Marco Decimo, Mauro Durante, Alberto Fabris, Federico Mecozzi, Redi Hasa, o violinista Daniel Hope, Robert Lippok, músico do panorama da música eletrónica berlinense, e o percussionista brasileiro Mauro Refosco.

O músico realçou à Lusa ter desenhado a capa do álbum, com "uma grande variedade de símbolos e ilustrações que ecoam a música que se ouve", explicou.

“Numbers”, “Logos”, “Twice”, “Petricor” e “Elements” são alguns títulos das composições que constituem o CD editado pela Universal Music.

Ludovico Einaudi estudou no Conservatório Verdi, em Milão, no norte de Itália, e, posteriormente, na década de 1980, com o compositor Luciano Berio (1925-2003).

Compôs para bandas sonoras de filmes e minisséries televisivas como “Acquario” (1996), que lhe valeu o prémio Grolla d’Oro.

O músico e compositor tem editados cerca de 25 álbuns, ao piano ou com orquestra, 12 deles de estúdio, entre os quais “Nightbook”, “Luce dei miei occhi” e “In a time lapse”.

Das gravações ao vivo constam os concertos no Royal Albert Hall, em Londres, ou no Alla Scala, em Milão.