A organização do festival anunciou estes e mais sete nomes de cantoras, instrumentistas e compositoras, no que são as primeiras confirmações para o cartaz deste ano.

Além de Lura, Tulipa Ruiz e Cristina Branco, atuam este ano no FMM: Fatoumata Diawara & Hindi Zahra (Mali / Marrocos), Gaye Su Akyol (Turquia), Leyla McCalla (EUA / Haiti), Mercedes Peón (Galiza - Espanha), Oumou Sangaré (Mali) e Savina Yannatou & Primavera en Salonico (Grécia).

A edição deste ano do FMM, organizado pela Câmara Municipal de Sines, decorre de 21 a 29 de julho em Sines e Porto Covo.

Num comunicado hoje divulgado, a organização define Cristina Branco como “uma das grandes vozes e uma das mais finas sensibilidades da música portuguesa”, Fatoumata Diawara (nascida na Costa do Marfim, de pais malianos) & Hindi Zahra (marroquina de origens berberes e tuaregues) como “um encontro da nova geração da diáspora africana em Paris” e Gaye Su Akyol “uma pintora tornada cantora-compositora que revela a energia da cena 'underground' da Istambul mais cosmopolita”.

Por seu lado, o trabalho de Leyla McCalla, cantora, compositora e violoncelista norte-americana filha de imigrantes do Haiti, é descrito como “uma mistura crioula de folk, blues e jazz”.

A organização refere-se a Lura como “uma das vozes mais marcantes da música cabo-verdiana”, enquanto Mercedes Peón trata-se de “uma das artistas mais inovadoras da folk galega e europeia”.

O festival acrescenta que Oumou Sangaré é “uma das maiores vozes da música africana” e Savina Yannatou, que estará no festival acompanhada pelo grupo Primavera en Salonico, “a cantora que hoje melhor representa o Mediterrâneo como grande território cultural”, sendo Tulipa Ruiz "uma das cantoras mais premiadas da nova geração da música brasileira”.

O FMM é um festival “aberto a todas as músicas: de raiz tradicional, urbanas, alternativas, experimentais, de cruzamento, que procura as músicas do mundo reais como são feitas e vividas no nosso tempo: músicas miscigenadas, marcadas pelos contactos entre artistas de origens geográficas e culturais diferentes, devedoras dos movimentos de ideias e pessoas que definem a contemporaneidade”.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.