Depois do primeiro álbum lançado em 2014, intitulado "Pão Quente e Bacalhau Cru", os Macadame, de Coimbra, apresentam agora "Firmamento", com 12 músicas que resgatam temas do Cancioneiro dos Açores e do Alentejo, bem como das recolhas feitas pelo etnomusicólogo Michel Giacometti.

O grupo aborda a música tradicional utilizando instrumentos como baixo elétrico, guitarra elétrica, sintetizadores e outros elementos eletrónicos, acabando por criar arranjos que dão "contemporaneidade à música", disse à agência Lusa um dos elementos da banda, João Fong.

Segundo o elemento do grupo, nas 12 canções que fazem o disco, há também composições próprias com letras populares e letras originais dentro de canções tradicionais.

O disco, que não é conceptual, apresenta uma "grande ligação ao mar", do ponto de vista temático, falando-se "de partida", "da separação que é trazida pelo mar", mas também "da onda de emigração que houve", afirma João Fong.

"Foi uma necessidade nossa de falar desse tema. Foi algo espontâneo que surgiu", refere, acrescentando que também os elementos da banda têm "amigos a partir" para fora do país.

Segundo o membro dos Macadame, o CD, de edição de autor (com 900 exemplares), está dentro de um livro com ilustrações de Ana Biscaia, "que acompanha as letras da música", onde também é dada a informação de quem fez a recolha das canções tradicionais e de onde estas são oriundas.

Para além da presença de Ana Biscaia no álbum, a ilustradora vai também acompanhar os Macadame nos espetáculos ao vivo para ajudar o público a deixar-se "envolver no ambiente certo da música".

A apresentação do álbum realiza-se em Viseu, no Teatro Viriato, no sábado, e em Coimbra, no Teatro da Cerca de São Bernardo, a 11.

Para além das datas de apresentação do disco, os Macadame têm já concertos marcados para Lisboa, no Arraial Mundial da Renovar A Mouraria, dia 25, e para Braga, no Festival Castro Galaico, a 14 de julho.

O álbum chega às lojas a partir de dia 17.

O grupo é formado por Vânia Couto na voz, Alexandre Barros na viola braguesa, Rui Macedo na guitarra elétrica, Paulo Yoshida no baixo, João Fong na programação e teclados e Ana Biscaia na ilustração.