Os dois pianistas "atravessam o oceano Atlântico para interpretar, a quatro mãos, obras clássicas de autores como João Paulo Esteves da Silva, Pixinguinha e Aaron Copland", na Igreja de Candelária, depois de terem participado na primeira edição portuguesa do MIMO, em Portugal, em Amarante, no passado mês de julho, como recorda um comunicado da organização do festival, hoje divulgado.

No sítio do festival na internet, lê-se que, "com personalidades artísticas muito fortes, os pianistas Mário Laginha, que enveredou pelo jazz, e Pedro Burmester, que se dedicou à música clássica, preparam um concerto especial para a abertura" do MIMO.

Quanto a Miguel Araújo, o guitarrista dos Azeitonas, vai estrear-se ao vivo no Brasil, num concerto com o cantor e compositor Chico César, de Paraíba, autor das músicas "Mama África", "À primeira vista" e "Mulher eu sei", dia 13, na Praça Paris, na cidade 'carioca'.

O festival, no seu site, apresenta o músico português como "o novo fenómeno da música portuguesa", que "'estourou' com o primeiro single a solo, 'Os maridos das outras' (2012), indicada à canção do ano nos principais prémios, como o da Sociedade Portuguesa de Autores".

O concerto de encerramento do festival, a 13 de novembro, ficará a cargo do brasileiro Ney Matogrosso, recordando os seus 40 anos de carreira.

Entre os nomes que vão marcar presença no festival estão Mário Lúcio (Cabo Verde), Pat Thomas & Kwashibu Area Band (Gana), Bixiga 70 (Brasil) e João Bosco & Hamilton de Holanda (Brasil).

Considerado o maior festival gratuito de música instrumental do Brasil, o MIMO, que já existe há 13 anos, realiza-se agora, pela segunda vez, no Rio de Janeiro, ocupando espaços do património histórico, como igrejas, museus e parques.

"O MIMO é um festival intrinsecamente associado ao património, à cultura, a bens culturais e à educação. A partir de Olinda, traçou o seu caminho por importantes cidades históricas brasileiras: Recife, João Pessoa, Ouro Preto, Paraty e Tiradentes. O Rio de Janeiro faz parte de todos os capítulos da História do Brasil", disse a diretora-geral do MIMO, Lu Araújo.

Do Rio de Janeiro, o MIMO parte para a sua cidade-mãe, Olinda, município do estado de Pernambuco, onde se realiza, de 18 a 20 de novembro, encerrando a 13.ª edição do MIMO no Brasil.

Segundo a organização, "Zeca Baleiro (Brasil), Mário Laginha e Pedro Burmester (Portugal), Sons of Kemet (Reino Unido) e Mário Lúcio (Cabo Verde) são alguns dos artistas confirmados", nesta etapa do festival.

O MIMO regressa a Portugal no próximo ano, para a segunda edição em Amarante, de 21 a 23 de julho.