“Momentos depois da cirurgia ao nariz com o Dr. Dhir. Agora estou bonito outra vez :(lol)...ainda falta mais uma. Não sei que dia é hoje nem me apercebi que tinha acabado a operação”: foi esta a legenda que Mickey Rourke colocou na última foto que partilhou no Instagram, em que se apresenta numa cama de hospital, sorridente e com uma faixa no nariz, ao lado do seu médico.

O estatuto de sex-symbol que Mickey Rourke angariou nos anos 80 graças a filmes como “Nove Semanas e Meia” ou “Rumble Fish – Juventude Inquieta” desvaneceu-se quando, na viragem para a década de 90, se tornou pugilista profissional, o que lhe provocou uma deformação progressiva do rosto, agravada por várias operações plásticas que o ator mais tarde reconheceu terem sido mal feitas.

Numa muito citada entrevista de 2009 ao “Daily Mail”, Rourke afirmou já ter efetuado na altura mais de cinco operações ao nariz, cuja reconstrução obrigou a retirar cartilagem da orelha. Mesmo assim, a cirurgia reconstrutiva que o seu rosto necessitava não teve bom resultado por o ator ter recorrido, nas suas palavras, ao “tipo errado”.