Numa nota enviada à agência Lusa, o Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, afirmou que Ferreira Gullar "será para sempre um dos 'imortais' da literatura, conforme reconhecido pela Academia brasileira das Letras".

Distinguido em 2010 com o prémio Camões, o mais importante galardão literário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Ferreira Gullar deixa uma "vasta obra nas áreas da poesia, ensaio, crítica de arte, dramaturgia, biografia e tradução", sublinhou o ministro português.

Ferreira Gullar morreu hoje no Rio de Janeiro, aos 86 anos, de pneumonia.

Sobre Hugo Ribeiro, Luís Filipe Castro Mendes destacou uma "personalidade que ficará sempre associada à história da música em Portugal".

"Têm o seu cunho as gravações dos mais importantes artistas nacionais. Várias gerações depositaram a maior confiança no seu talento e a quem neste momento nos juntamos expressando também pública gratidão", disse.

Hugo Ribeiro morreu no sábado, em Lisboa, aos 91 anos.

O ministro da Cultura português manifestou ainda o pesar pela morte de Jean-Loup Passek, prestando o "devido reconhecimento" pelo trabalho de divulgação do cinema e, em particular, do cinema português.

O investigador e historiador de cinema de origem francesa Jean-Loup Passek, cujo espólio esteve na base da criação do Museu de Cinema de Melgaço, morreu hoje, aos 80 anos, informou a autarquia local na página na rede social Facebook.

Numa nota enviada à agência Lusa, Luís Filipe Castro Mendes sublinhou não esquecer "a generosidade de Jean-Loup Passek e a responsabilidade que representa o legado" de um homem que "além de ter dicionarizado o cinema, foi parte ativa na sua divulgação".

O ministro lembrou que o investigador "descobriu Portugal há quase 50 anos nos arredores de Paris".

"Naquele lugar improvável nasceu o enamoramento pela cultura portuguesa e pelo país que havia de escolher como segunda pátria", afirmou.

"Um amor que nos fez herdeiros do seu acervo, coleção que esteve na base da criação do Museu de Cinema de Melgaço - Jean-Loup Passek", sublinhou.

Jean-Loup Passek foi distinguido, em setembro, com a Medalha de Mérito Cultural.

O ministro da Cultura apresentou ainda condolências às três famílias.