Artigo

Morreu o encenador Peter Hall, fundador da Royal Shakespeare Company

O encenador britânico Peter Hall, fundador da Royal Shakespeare Company, morreu na segunda-feira aos 86 anos em Londres, em consequência de demência diagnosticada em 2011, revelou hoje o Teatro Nacional do Reino Unido.

Nascido em 1930 em West Suffolk, Inglaterra, Peter Hall encenou textos de Samuel Beckett e Harold Pinter ainda antes de fundar, aos 29 anos, a Royal Shakespeare Company em 1960, que dirigiu nos oito anos seguintes.

Em 1973, foi nomeado diretor do Teatro Nacional do Reino Unido, que lhe elogia agora "a extraordinária carreira que se estendeu por meio século" e que "influenciou, sem paralelo, a vida artística britânica no século XX".

"Ao longo da carreira, Sir Peter Hall foi um feroz defensor do apoio público às artes", sublinha o teatro nacional em comunicado no site oficial.

Depois de ter deixado a direção daquele teatro em 1988, o encenador ainda fundou a Peter Hall Company e foi diretor do Rose Theatre Kingston e do Glyndebourne Festival Opera.

A última peça que encenou para o teatro nacional foi "Twelfth night", em 2011.

Ionesco, Edward Albee, Peter Shaffer, Tennessee Williams e Jean Anouilh foram alguns autores cuja obra Peter Hall encenou e produziu.

Comentários