A sua morte foi anunciada num breve aviso no seu site oficial.

Em julho, Becker perdeu o The Classic East e o The Classic West - festivais gémeos em Los Angeles e Nova York com veteranos do rock, incluindo os Steely Dan. De acordo com o seu colega Donald Fagen, ele estava a recuperar de uma doença não especificada.

Natural de Nova Iorque, Becker conheceu Fagen enquanto estudava no norte da cidade no Bard College. A dupla mudou-se para a Califórnia, onde obteve reconhecimento pelo seu estilo de rock artístico.

Os Steely Dan partilharam elementos de jazz com um elenco rotativo de músicos e canções sinuosas que deram espaço suficiente para solos, mesmo mantendo melodias pop.

Com Fagen como vocalista, os Steely Dan criaram músicas com um lirismo muitas vezes enigmático.

"Do It Again (at the Record Plant)", uma das músicas mais conhecidas da banda, descreve uma personagem chamada Jack que ataca um homem que roubou a sua água mas sai impune do crime.

Os Steely Dan entraram no Rock and Roll Hall of Fame em 2001, mas nunca alcançaram o número um nos tops dos Estados Unidos, tendo chegado ao número quatro com a música de 1974 "Rikki Don't Lose That Number".

Becker, que também tocava guitarra, disse que cresceu a ouvir os grandes nomes do jazz, como Miles Davis, John Coltrane e Sonny Rollins.

Embora resistisse ao rótulo de "jazz fusion", Becker reconhecia que o jazz influenciou o modo de gravação dos Steely Dan.

À medida que os Steely Dan ganharam fama, a vida de Becker tornou-se turbulenta, enquanto lutava contra o uso de drogas. O músico enfrentou ações legais depois da sua namorada morrer por uma overdose de drogas no seu apartamento em Nova Iorque, perto de onde, logo a seguir, Becker foi atropelado por um táxi e ferido.

Becker mudou-se para o Havai, onde montou um estúdio e iniciou uma segunda carreira como produtor, principalmente do grupo pop inglês China Crisis.

Uns reformados Steely Dan ganharam o prestigiado Grammy de Álbum do Ano pelo seu álbum de 2000 "Two Against Nature".

Becker lançou o seu segundo álbum, "Circus Money", em 2008, no qual o baixista mostrou o seu amor pelo reggae.