Desde sua disponibilização online, na passada segunda-feira, a plataforma oferece 60 vídeos retirados do YouTube como uma representação do Lago dos Cisnes ou um curso de física quântica e rapidamente se tornou viral, afirmou à AFP um dos seus fundadores, Víctor Gutiérres de Tena.

A notícia "saltou de Barcelona para (toda a) Espanha, dali para o Uruguai, México, Argentina, e depois também chegou à Rússia e Holanda", disse Gutiérrez de Tena, publicitário de 31 anos.

Um vídeo de gotas de chuva a cair em janelas de vidro, um documentário sobre pandas ou a celebração do casamento da irmã mais velha do rei Filipe VI: não faltam pretextos para cair no sono.

Gutiérrez de Tena idealizou este site gratuito durante um fim de semana com o seu colega Francesc Bonet, de 41 anos. "Procuramos a monotonia e mas tentamos não ser repetitivos", explicou.

"Precisa de ser o tipo de coisa que nos lembra da nossa infância, como aulas depois do almoço e séries de televisão que víamos depois de comer e que são sempre iguais. Dormes, acordas e consegues continuar a acompanhar a história", contou.

A brincadeira que gera milhares de visualizações todos os dias também é um teste publicitário, afirma, embora esclareça que o "Napflix" não é uma campanha e que os seus criadores não gastaram ou receberam dinheiro pelo serviço.

No entanto, afirma, poderia ser a campanha publicitária de um fabricante de colchões. Defendendo a sesta, a marca de colchões criaria uma comunidade de fãs captados nas redes sociais. Neste caso, faria isso recorrendo a um hábito cultural (a sesta), associado a vídeos que já foram vistos por milhões de utilizadores.

Com ou sem "Napflix", a tradição da sesta perdeu-se em grande parte da Espanha, apesar do esteótipo. Apenas 16% dos espanhóis a fazem todos os dias, segundo uma pesquisa de um fabricantes de camas realizada em 2009.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.