O NOS Alive regressa ao Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, nos dias 6, 7 e 8 de julho. Mas se ainda estava a pensar em comprar bilhete para ir ver  Foo Fighters, Depeche Mode, The Weeknd, Spoon, Phoenix e The XX, já não vai a tempo - segundo a organização, os 55 mil bilhetes diários estão esgotados.

Em conversa com o SAPO Mag, Álvaro Covões, diretor geral da promotora Everything Is New, sublinhou que os bilhetes para o festival esgotaram dois meses antes, algo inédito. "A reputação do festival faz jus ao slogan: o melhor cartaz, sempre. De facto, temos comprovado, ano após ano, que temos uma preocupação de trazer os artistas que achamos que o público quer ver mas, acima de tudo, tentamos todos os anos introduzir ingredientes novos para tornar a estada dentro do recinto mais agradável", sublinhou Álvaro Covões.

"Acãopamento" no NOS Alive

A organização do festival anunciou que este ano terá um serviço especial,  uma zona de campismo para quem quiser levar cães, o "Acãopamento". "Há uns anos fomos o primeiro festival do mundo a ter uma zona para grávidas, este ano temos outra grande novidade. Pensamos nos companheiros, no melhor amigo do Homem, o cão. Aqueles que vivem sozinhos com o cão e que já têm bilhete para ir ao NOS Alive, não têm de ficar preocupados com o local para deixar o seu melhor amigo. Nós resolvemos e criamos o 'Acãopamento'", explica o diretor geral da promotora Everything Is New.

NOS Alive vai receber 21 mil estrangeiros 

Na conferência de imprensa desta quarta-feira, 3 de maio, a organização revelou também que, em 2016, passaram 32 mil estrangeiros pelo festival de Oeiras. Este ano foram vendidos mais de 21 mil bilhetes fora de Portugal. Para Álvaro Covões, esta quebra de público internacional é facilmente justificada pelo facto dos portugueses se apressarem a garantir entrada. "É sinal de que somos a primeira escolha dos portugueses", frisa, acrescentando que, segundo os estudos realizados anualmente, apenas 20% dos estrangeiros regressa ao NOS Alive.

Segundo os dados revelados na conferência de imprensa e com base no programa Portugal Summer Festival, promovido pelo Turismo de Portugal, em 2016, os oito principais festivais portugueses receberam 60 mil estrangeiros, 53% dos quais visitaram o NOS Alive.

Para divulgar ainda mais os festivais da Península Ibérica, o festival português celebrou uma nova parceria com o festival Mad Cool, em Madrid, criando um bilhete que dará acesso a um dia nos dois eventos. "Lançámos um desafio a um festival, um festival já relevante, o Mad Cool, que se realiza em Madrid. Este ano coincidiu termos o mesmo cabeça de cartaz, os Foo Fighters, e lançámos o desafio de guardar 100 bilhetes e quando tivéssemos esgotado lançávamos um bilhete para os dois festivais nos dias em que atuam os  Foo Fighters", explica o diretor da organização, acrescentando que serão vendidos 50 entradas em Portugal e outra metade em Espanha.

O bilhete será colocado à venda na quinta-feira, 4 de maio, e dará acesso ao dia 6 de julho do festival espanhol e ao dia 7 de julho do NOS Alive.

Para Álvaro Covões, a música está a passar por uma boa fase, tal como os festivais, nomeadamente em Portugal. "Há muitos anos, até se dizia que era uma habilidade política do Estado Novo, dizia-se que o povo era entretido com os 3 F's: Fátima, Fado e Futebol. De facto, estes 3 F's nunca tiveram tanta força em Portugal como hoje - é o ano do centenário das aparições de Fátima; é o ano em que o Papa vem a Fátima; É o ano em que somos recém campeões  de futebol na Europa; É o ano em que temos os melhores jogadores a jogar nas melhores equipas do mundo; É o ano do fado, que é Património Imaterial da Humanidade. Acho que este trabalho que temos feito há vários anos de divulgação de festivais transformou Portugal também num país de festivais e, portanto, sendo que Portugal um país de festivais, passou a ser dos 4 F's", defende o promotor.

Na conferência de imprensa, a organização revelou ainda que o festival tem um impacto económico no país de 55 milhões de euros, mas acredita que pode ser ainda maior.