"Harry Potter e a Pedra Filosofal", o primeiro livro da saga criada por J.K. Rowling, foi apresentado pela primeira vez em Portugal em formato de filme com concerto ao vivo. O espetáculo decorreu na noite deste sábado, 20 de maio no MEO Arena, em Lisboa.

No palco, mais de 80 músicos da Orquestra Filarmónica das Beiras interpretaram a banda sonora de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", composta pelo norte-americano John Williams. A música foi acompanhada pela projeção do filme sobre num ecrã com 12 metros.

Bruno Moreira contou-se entre os fãs que não quiseram perder a oportunidade de ver o filme-concerto. "O universo Harry Potter foi o que me fez começar a ler. Depois do primeiro livro, devorei todos os outros até que tive de esperar pela meia noite para comprar o seguinte e por aí, sempre com o mesmo entusiasmo. Os filmes não podiam falhar no cinema e ai de quem me fizesse spoiler do quer que fosse", relembrou ao SAPO Mag no final do espetáculo no MEO Arena.

"O que eu mais gosto neste primeiro filme é a nostalgia. Tantos anos depois consigo recordar a primeira vez que vi o filme e o que senti em determinadas cenas. Foi como a minha entrada no mundo mágico. É quase como a primeira vez que atravessas a plataforma 9 3/4", frisa o jovem.

Para Bruno, "a música do universo Harry Potter tem um impacto contagiante". "Sentir um pavilhão cheio para ouvir essas notas tocadas por tantos músicos apaixonados é mágico. Acho esta iniciativa uma merecida homenagem o à banda sonora de uma geração", defende, acrescentando que irá andar "semanas a cantarolar as mesmas notas".

"A maior surpresa do concerto de hoje foi a quantidade de pessoas que fizeram silêncio para em conjunto entrarem no 'seu' universo mágico. Foram também as palmas de entusiasmo e os 'gritos' de gratidão no momento de agradecer aos músicos", sublinha Bruno Moreira em conversa com o SAPO Mag.

Para o fã do mundo criado por J.K Rowling, "é sempre bom" recordar a história. "Hoje foi um momento nostálgico, da mesma forma que também o é, de forma diferente, é certo, olhar para os livros cronologicamente na estante lá de casa. Harry Potter é Harry Potter e é sempre possível recordar e viver algo de bom neste universo", explica, sublinhando que "foi um noite mágica".

Em 2016, a CineConcerts e a Warner Bros. Consumer Products anunciaram  a série de filmes-concerto de "Harry Potter". Para Justin Freer, presidente da CineConcerts e produtor/maestro do espetáculo, “o filme-concerto Harry Potter é um daqueles fenómenos culturais que surgem uma vez na vida, e que continua a deslumbrar milhões de fãs em todo o mundo".

Segundo a organização, "Harry Potter em Concerto" regressa a Portugal em fevereiro do próximo ano, com o segundo filme da saga, "A Câmara dos Segredos".