A editora Elsinore vai lançar no dia 15 de maio “O Vendido” (“The Sellout”), livro que venceu o Man Booker Prize, fazendo de Paul Beatty o primeiro norte-americano a ganhar este prémio, sendo também a primeira vez que o escritor é publicado em Portugal.

No mesmo dia vai para as livrarias outro livro da Elsinore, “A hora de acordarmos juntos”, de Kirmen Uribe, que parte da história real de Karmele e Txomin para compor um romance sobre a história basca, espanhola e europeia, do século XX aos dias de hoje, revelando um mundo em convulsão.

O chileno Luis Sepúlveda regressa ao romance com “O Fim da História”, livro publicado pela Porto Editora, que surge oito anos depois de “A Sombra do que Fomos” e que vai ser apresentado na Feira do Livro de Lisboa.

Neste novo livro, o escritor oscila entre a atualidade e os anos do comunismo soviético, procurando desmascarar os perpetradores de crimes contra a Humanidade durante a ditadura chilena de Pinochet e denunciar a tortura do regime e a luta armada que se seguiu à morte de Salvador Allende.

A Porto Editora lança também “A Educação de Eleanor”, primeiro livro de Gail Honeyman, que foi um dos mais destacados na feira do livro de Frankfurt de 2015.

A Assírio & Alvim publica “Nadar na Piscina dos Pequenos”, o mais recente livro de poesia da romena Golgona Anghel, residente em Portugal há vários anos, de quem já tinha publicado “Como Uma Flor de Plástico na Montra de um Talho”.

Na Livros do Brasil, será publicado “O Quarto Enorme”, um livro em prosa do poeta E.E. Cummings, até agora inédito em Portugal, escrito quando o escritor esteve preso, em 1917, e ilustrado com os desenhos que o próprio fez durante a sua prisão.

A editora lança ainda mais um romance policial na Coleção Vampiro, desta feita o primeiro romance escrito por Dashiell Hammett, que é simultaneamente uma história sobre a corrupção e a violência na América nos anos 20.

“O meu nome era Eileen”, da escritora americana Otessa Moshfegh, será este mês publicado pela primeira vez em Portugal, pela Alfaguara, um livro que venceu o Prémio PEN/Hemingway e foi finalista do Man Booker Prize 2016.

A Ponto de Fuga publica “Momentos de Vida”, cinco ensaios autobiográficos inéditos de Virginia Woolf acompanhados de fotografias de família, bem como um livro inédito em Portugal de William Faulkner, a única história infantil que o autor escreveu.

A Relógio d’Água planeia lançar vários livros ao longo do mês: “No Inverno”, de Karl Ove Knausgård, que se sucede ao já publicado “No Outono”, “Não Digam que não Temos Nada”, de Madeleine Thien, “Relatório Minoritário e Outros Contos”, de Philip K. Dick, “Um Deus em Ruínas”, de Kate Atkinson, “Retalhos do Tempo — Um Memorial de Dublin”, de John Banville, e “O Vale dos Assassinos”, de Freya Stark.

A editora vai ainda lançar “Reflexos nuns olhos de ouro”, de Carson McCullers, o penúltimo da série de obras da escritora que a Relógio d’Água começou a reeditar este ano a propósito do centenário do seu nascimento.

No campo da não ficção, está previsto sair em breve pela Relógio d’Água “George Steiner no The New Yorker”, uma compilação dos textos que o crítico literário escreveu para a revista norte-americana sobre os mais variados temas.

Ainda no campo da não ficção, a Porto Editora vai publicar “Somente a Verdade”, uma coletânea de contos de José Paulo Cavalcanti Filho, baseados em histórias reais e no fascínio do autor pela natureza humana, bem como “Uma filha diferente”, de Maria Toorpakai Wazir, a melhor atleta feminina do Paquistão em Squash, que cresceu numa das áreas tribais do país e que singrou no desporto treinando e competindo disfarçada de rapaz.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.