“O presidente da câmara do Porto vai decretar dois dias de luto municipal, depois de ter falado com todas as forças políticas”, disse à Lusa fonte oficial da autarquia.

Segundo a mesma fonte, a Câmara Municipal do Porto iniciou este mês obras de restauro do Monumento ao Empresário, na Avenida da Boavista, da autoria de José Rodrigues, estando prevista a sua conclusão no dia 28 de outubro, data de nascimento do escultor.

No mesmo dia, será feita uma homenagem a José Rodrigues que estava já a ser preparada pela autarquia.

Ainda este mês, haverá uma exposição na Fundação José Rodrigues, também já prevista, comissariada por Adriana Aguiar-Branco, deputada municipal e administradora das Águas do Porto.

O escultor e artista plástico José Rodrigues morreu hoje, aos 79 anos, no hospital no Porto onde estava internado há cerca de uma semana, disse à Lusa fonte da Fundação do Escultor José Rodrigues.

Natural de Luanda, Angola, onde nasceu a 28 de outubro de 1936, José Rodrigues é autor, entre outras obras, do cubo da Praça da Ribeira e do Monumento ao Empresário na Avenida da Boavista, ambos no Porto.

No Porto, José Rodrigues adquiriu e recuperou a antiga Fábrica Social, espaço que usava como ateliê e onde instalou a fundação com o seu nome, dotada de salas de exposição e um auditório.

José Rodrigues foi um dos fundadores da Cooperativa Cultural Árvore, no Porto, e um dos promotores da Bienal de Vila Nova de Cerveira, a mais antiga do país, que se realiza desde 1978.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.