Depois do sucesso da primeira trilogia, a saga regressa agora "Os Contos Inéditos de Dog Mendonça e Pizzaboy". O SAPO On The Hop esteve presente no dia do lançamento, 9 de abril, na Fnac Chiado, em Lisboa.

Se o título poderá não ser familiar ao ouvido, já não podemos dizer o mesmo do seu autor, Filipe Melo, que muitos conhecem pelos seus projetos no cinema e na música e sucessos como "Uma Nêspera no Cu", juntamente com Bruno Nogueira e Nuno Markl, que esteve presente no dia do lançamento para dar o ar da sua graça num discurso elogioso ao amigo e colega.

Embora o argumento seja português, Filipe Melo teve direito a um prefácio elaborado por Lloyd Kaufman, produtor lendário pela sua participação em grandes sucessos como "Rocky" ou "Saturday Night Fever". Já as ilustrações, essas ficaram a cargo do argentino Juan Cavia, nos desenhos, e Santiago Villa, nas cores. Como extra, a obra conta ainda com ilustrações originais de quatro artistas portugueses - Joana Afonso,Ricardo Cabral, Jorge Coelho e Filipe Andrade.

Baseada na história de um jovem que entrega pizzas e um detetive de meia idade, esta banda desenhada ganha vida em Portugal, onde uma vaga de criaturas sobrenaturais procura refúgio em terras lusas após a Segunda Guerra Mundial. Contudo, seria de esperar que uma obra com um argumentista português, passada em Portugal, fosse uma aposta ganha no seu próprio país, mas não foi o que sucedeu.

Antes de o projeto ter sido abraçado pela editora Tinta da China e editado em português, a trilogia de ‘Dog Mendonça & Pizzaboy’ foi originalmente publicada na revista "Dark Horse Presents", lado a lado com histórias de nomes reputados como Mike Mignola, Geoff Darrow e Frank Miller.

Mas podemos dizer que mais vale tarde do que nunca e o primeiro volume desta trilogia já vai na 8ª edição em Portugal. Por essa razão, celebrando o sucesso atingido e o lançamento dos novos contos, Filipe Melo apostou num quiz alternativo, com música e cinema à mistura, para distribuir alguns exemplares da nova BD aos vencedores, juntamente com uma outra novidade: o jogo oficial dos contos para computador.

Por fim, houve ainda tempo para leiloar alguns dos desenhos originais num versão semelhante a um casino online, conforme Filipe Melo e Nuno Markl gracejavam. No total conseguiram 400 euros por quatro originais leiloados, sendo que o montante angariado reverteu para o Conselho Português para os Refugiados - instituição escolhida por Filipe Melo dada a situação mundial atual, bem como a ligação à própria saga que criou.

Já no final desta pequena sessão, Filipe Melo mostrou-se disponível para autografar qualquer cópia que os seus admiradores lhe entregassem, encerrando assim este final de tarde repleto de boa disposição e espírito solidário.

Fotos: Ana Castro