Depois de um primeiro dia de aquecimento, as águas da piscina do recinto, um dos traços distintivos do evento, que em 2017 assinala a 10.ª edição, começam a agitar-se às 14:30 com Lavaoiser + Barrio Lindo, no Palco Piscina.

A inauguração do Palco Taina estará a cargo dos TAU (16:45) e os Nightman abrem as hostes do palco Lusco Fusco, às 20:00.

O Palco Milhões abre hoje com o Conjunto Cuca Monga (21:00).

Em entrevista à agência Lusa, o diretor artístico do festival, Márcio Laranjeira, destacou a capacidade de renovação do 'Milhões', marcado por um público fiel mas também capaz de captar novos públicos.

"O Milhões começou como itinerante [e manteve-se assim] até 2010, ano em que assentou - e muito bem - em Barcelos, mas a lógica do Milhões também é uma lógica de constante mutação", explicou.

"Ao longo destes dez anos temos tido público regular, mas também temos tido renovação de públicos, gente nova, interessada e, a cada três ou quatro anos, vemos essa mudança", analisou.

Quanto ao cartaz, destacam-se nomes como Yussef Dayes (sábado às 21:00, no Palco Milhões) e os Pop Dell'Arte, mesmo palco, mesma hora mas no domingo.

O passe geral para os três dias de festival custa 60 euros, com acesso à piscina. Os passes com acesso à área de campismo já estão esgotados.