De acordo com a organização, na exposição do Centro Colombo vão estar 59 obras, entre elas “Fada Azul e Pinóquio”, que será apresentada pela segunda vez em público, em Portugal, 20 anos depois de ter sido exposta no Centro Cultural de Belém.

A exposição - dedicada às “Estórias” e “Contos” de Paula Rego que lhe marcaram a vida e o percurso artístico - vai conter obras em gravura, pintura, pastel e litografias.

Os parceiros da iniciativa do Colombo são a Casa das Histórias Paula Rego e a Fundação D. Luís I, ambas em Cascais.

Na última semana, estreou-se em Portugal um documentário sobre a sua vida e obra intitulado “Paula Rego, Histórias & Segredos”, realizado pelo cineasta Nick Willing, filho da artista plástica.

Também foi inaugurada uma nova exposição, com o mesmo título, na Casa das Histórias Paula Rego, com recriação do ateliê da pintora, a série de pinturas sobre depressão e uma seleção das obras mais importantes da artista.

A mostra conta com cerca de 80 obras e ocupa as sete salas do museu, apresentando algumas pela primeira vez em Portugal, como a série "Depressão", revelada em março, em Londres.

A iniciativa “A Arte chegou ao Colombo” foi lançada em 2011 e contou, no primeiro ano de arranque, com a parceria do Museu Coleção Berardo na exposição dos trabalhos de quatro artistas nacionais – Joana Vasconcelos, Miguel Palma, Susana Anágua e Isaque Pinheiro.

Seguiram-se depois o Museu Nacional de Arte Antiga (2012), a exposição “Andy Warhol – Icons” (2013), a instalação interativa “The Pool” da artista norte-americana Jen Lewin (2014) e a “A Divina Comédia de Salvador Dalí” (2015).

No ano passado, a praça central do Colombo recebeu a exposição de fotografia Terry O’Neill – “Faces of the Stars”.