A obra, com chancela da Temas e Debates, no género arte e biografia, tem 160 páginas e reúne entrevistas realizadas entre 2003 e 2011, a última no estúdio de Paula Rego, em Londres, propositadamente para incluir neste projeto.

A autora, Anabela Mota Ribeiro, afirma, na introdução do livro, que "há em Paula Rego uma brutalidade sem filtro". "Uma sensibilidade e uma inteligência finas. Um gosto pelos vestidos, o sangue e a fantasia".

"[Paula Rego] É, à vez, o anjo da guarda e o anjo vingador, armada de esponja e de espada. É, à vez, uma adulta medrosa, uma criança curiosa", acrescenta a jornalista, nascida em 1971, licenciada e mestre em Filosofia, na Universidade Nova de Lisboa.

Sexo, poder, máscaras, fábulas, atravessam a obra da pintora Paula Rego, 81 anos, nascida em Lisboa, com estudos realizados na Slade School of Fine Art, onde frequentou o curso de pintura, entre 1952 e 1956, e onde veio a conhecer o marido, o artista britânico Victor Willing (1928-1988).

No livro "Paula Rego por Paula Rego", as perguntas de Anabela Mota Ribeiro tocam a obra, a vida, o imaginário da artista, e vão a assuntos mais íntimos, como por exemplo, a espiritualidade.

"Reza?", pergunta a jornalista a dado momento, e Paula Rego responde: "Então não rezo? Rezo, pois. Em pequeninos aprendemos a oração e, em alturas difíceis e penosas, a única coisa que nos resta é realmente a oração".

Paula Rego, radicada em Londres, tornou-se uma das mais reconhecidas artistas portuguesas internacionalmente, tendo sido distinguida, em 2010, pela rainha Isabel II com o grau de Oficial da Ordem do Império Britânico, pela sua contribuição para as artes.

Os lançamentos de "Paula Rego por Paula Rego" têm um primeiro momento hoje, em Cascais, e a seguir no Porto, a 26 novembro, às 16h00, na Livraria Bertrand.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.