A peça "Festa Portuguesa", da autoria das luso-canadianas Sandra Medeiros e Maria João Cruz, subirá ao palco do Clube Português de Vancouver por dez vezes, com a estreia agendada para sexta-feira.

"Vamos interpretar o papel de sete personagens que exemplificam a tradicional família portuguesa. O pai, a madrinha, a mãe e duas filhas nas várias idades", disse Sandra Medeiros, filha de emigrantes de S. Miguel (Açores), uma das promotoras.

Nascida e criada em Vancouver, a atriz sublinhou que durante o espetáculo vão "abordar a temática da família típica portuguesa", desde “questões mais problemáticas até à vertente mais animada como as anedotas".

A outra responsável, Maria João Cruz, filha de emigrantes de Silves (Faro) e de Alhos Vedros (Setúbal), contou que este projeto foi fruto de uma amizade que já vem "desde a escola secundária".

"Esperamos que a comunidade portuguesa e não só, que os canadianos em geral, compareçam e venham conhecer e divertir-se com uma família típica portuguesa", acrescentou.

Durante os espetáculos que decorrem até ao dia 18 de setembro, além da vertente teatral, haverá também música e gastronomia portuguesa, numa forma também para promover a cultura portuguesa junto da comunidade canadiana.

A peça será falada em inglês e português.

As duas autoras têm muitas expectativas de que a ‘Festa Portuguesa' será um sucesso, mostrando-se orgulhosas desta ideia "muito original" e que integra a programação daquela certame de arte, numa cidade multi-cultural.

O Festival de Fringe em Vancouver é organizado desde 1985, decorre até ao próximo dia 18, e é considerado o melhor festival de arte da cidade.

Existem cerca de 30 a 40 mil portugueses e lusodescendentes na Colúmbia Britânica, a grande maioria está localizada em Vancouver e arredores, existindo também grandes comunidades em Kitimat e no vale do Okanagan.