A peça é apresentada na abertura da Yeso Luso – Mostra de Teatro em Língua Portuguesa, a decorrer pelo segundo ano em S. Paulo de 2 a 11 de junho, de acordo com comunicado da CTB.

O programa desta edição da Yeso Luso – Mostra de Teatro de Língua Portuguesa inclui seis peças de quatro países lusófonos: Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.

As outras peças são “Qual é a sentença? A mulher que matou a diferença”, de Katchoro Kupalucha (Moçambique), nos dias 3 e 4, “I Can’t Breathe”, de Elmano Sancho (Portugal), nos dias 6 e 7, “”Rostos de Loanda” (Angola), nos dias 7 e 8, “Teorema do Silêncio”, do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português (Cabo Verde), nos dias 9 e 10, e “As três irmãs”, do Grupo Teatrão, nos dias 10 e 11.

Estreado em 2014 e protagonizado por Rui Madeira (Pablo Picasso) e Solange Sá (Fraulein Fischer, inicialmente representada pela atriz Ana Bustorff), “Um Picasso” tem encenação de Eduardo Tolentino de Araújo, diretor e fundador do grupo brasileiro TAPA.

Numa Paris ocupada pelos alemães, a Gestapo pretende obter uma obra de Picasso para uma ‘vernissage’, pelo que Picasso é, assim, levado para um ‘bunker’ onde conhece uma “atraente loura que tem por missão conseguir que o pintor autentique, pelo menos, um dos três autorretratos do artista”.

Picasso acaba por assumir os três desenhos, como tendo sido realizados em diferentes períodos da sua vida, porém, quando percebe que a ‘vernissage’ se trata, afinal, de uma manifestação nazi onde se queimarão obras de “arte degenerada”, o pintor reage de forma violenta.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.