Artigo

Prémios do FMM Sines nos Iberian Festival Awards resultam da "diversidade" do programa

A distinção do Festival Músicas do Mundo de Sines (FMM Sines) pelo Iberian Festival Awards com três galardões é, para o presidente do município, o resultado da diversidade musical e das atividades paralelas do evento promovido pela autarquia.

O FMM Sines foi galardoado com três prémios, na quinta-feira à noite, em Barcelona, nos Iberian Festival Awards, tendo sido distinguido pelo Melhor Programa Cultural Ibérico, Melhor Promoção Turística em Portugal, galardões atribuídos por um júri, e como Melhor Grande Festival a nível nacional, prémio decidido pelo público.

"A diversidade daquilo que é apresentado" no Castelo de Sines, na avenida Vasco da Gama, Centro de Artes de Sines e na praça pombalina de Porto Covo, onde decorre o festival, e as "atividades paralelas" que envolvem "todas as gerações", dão um "carisma diferente" ao festival, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, Nuno Mascarenhas.

"O festival tem essa tradição já há muitos anos, mas agora tem vindo a melhorar e a aperfeiçoar e isso é revelador da estratégia que vem sido seguida ao longo destes anos, com este sucesso da atribuição do prémio", acrescentou.

Estas distinções são "extremamente importantes" para o autarca, que fez questão de enaltecer o trabalho desenvolvido pelos funcionários autárquicos desde a génese do festival.

"É acima de tudo o reconhecimento do trabalho e de uma grande equipa onde a Câmara Municipal e os seus funcionários têm um papel relevante e que mostra que, de facto, estamos no bom caminho", disse, confiante de que "o FMM continuará a ser, nos próximos anos, um festival de referência no país e agora também na península ibérica".

O FMM Sines tinha já sido distinguido em 2016, na primeira edição dos Iberian Festival Awards, promovidos pela Associação Portuguesa de Festivais de Música, na categoria de melhor alinhamento artístico a nível ibérico, de melhor programa cultural nacional e de melhor grande festival português.

Organizado anualmente no final do mês de julho, pela Câmara Municipal de Sines, desde 1999, pelo FMM Sines tem passado música de origem tradicional, urbana, alternativa, experimental e de cruzamento de estilos e culturas, decorrendo, paralelamente ao programa de concertos, exposições, sessões de cinema, 'workshops' com músicos e apresentações de livros.

A 19.ª edição festival decorre este ano de 21 a 29 de julho, em Porto Covo e Sines.

Os Iberian Festival Awards distinguiram ainda o festival Bons Sons com dois prémios, o de Best Hosting and Reception (Melhor Acolhimento) e o de Best Line-Up (Melhor Alinhamento), ambos a nível ibérico, e o Festival MED, que se realiza anualmente em Loulé, com o prémio de Best Medium Sized Festival (Melhor Festival de Média Dimensão) a nível ibérico.

O Bilbao BKK Live foi o vencedor ibérico na categoria de Best Major Festival (Melhor Festival).

O Lisboa Dance Festival foi o vencedor ibérico na categoria de Best Indoor Festival (Melhor Festival no Interior), conquistando também o galardão de Best New Festival (Melhor Novo Festival) a nível nacional.

Comentários