Rihanna receberá o prémio e atuará na cerimónia, que ocorrerá a 28 de agosto, no Madison Square Garden, em Nova Iorque, informou a MTV.

Com apenas 28 anos, Rihanna tornou-se uma das maiores cantoras de sucesso da sua geração e detém o recorde de singles digitais vendidos com mais de 100 milhões.

A cantora venceu duas vezes o prémio de Vídeo do Ano nos prémios da MTV. Em 2007, levou o maior prémio da noite por "Umbrella", um videoclip tecnologicamente avançado em que líquidos parecem mover-se em sincronia com Rihanna, que aparece com o corpo coberto de tinta prateada.

Rihanna ganhou novamente, cinco anos depois, com "We Found Love", que mostra a cantora - vítima de agressão por parte do seu ex-namorado Chris Brown - num turbulento relacionamento que varia entre brincadeiras e lutas intensas.

"We Found Love", uma colaboração com o DJ Calvin Harris, foi lançada na Irlanda do Norte por Melina Matsoukas que, recentemente, dirigiu o videoclip de Beyoncé carregado de mensagens políticas "Formation".

Beyoncé lidera as nomeações dos VMAs deste ano por "Formation" e outros trabalhos de "Lemonade", um álbum que se mistura com um filme.

O Video Vanguard Award reconhece as contribuições para a música e para cultura pop, mas não é concedido todos os anos.

No ano passado, Kanye West recebeu o prémio e usou o momento para declarar, de maneira não muito clara, que seria candidato à presidência dos Estados Unidos em 2020.