A Cidade do Rock no Rio de Janeiro abre portas esta sexta-feira. Em entrevista ao SAPO Mag, Roberta Medina falou sobre as comemorações dos 30 anos do evento de música e entretenimento.

"Todas as edições são muito desafiantes porque as nossas expectativas e as do público são sempre para um Rock in Rio melhor. Então, temos um trabalho intenso entre as edições para aperfeiçoar coisas que entendemos que podem ser melhores", explica a vice-presidente do Rock in Rio, Roberta Medina.

No Rock in Rio Brasil 2016 todas as edições vão ser relembradas. "Por ser 30 anos, temos a vontade de trazer as memórias destes 30 anos de forma especial. Mapeamos toda a experiência, todo o evento como um acontecimento que conta uma história", disse Roberta Mediana, acrescentando que haverá "pinceladas de todas as edições".

Sobre a primeira edição do Rock in Rio há 30 anos, Medina conta que ainda hoje é relembrada entre os brasileiros: "A primeira edição é icónica, é um marco de uma geração e acaba por ficar vinculada a um acontecimento político e social, o tempo da ditadura. A primeira edição é vibração".

Em entrevista, a vice-presidente sublinha que um dos momentos mais marcantes foi o concerto dos Queen na primeira edição. "Se tivesse de escolher um momento marcante da história do Rock in Rio, nomeadamente da primeira edição, certamente seria o concerto dos Queen, quando cantaram 'Love of My Life' em 1985. Era uma música que não era muito conhecida e que por algum motivo os brasileiros conheciam muito bem", contou Roberta Medina, acrescentando que a própria banda ficou surpreendida ao ver o público cantar a uma só voz.

Os Queen voltam à Cidade do Rock no primeiro dia da edição de 2016, agora com Adam Lambert. Rod Stewart, que atuou no Rock in Rio em 1985, é também uma das atrações, assim como os A-Ha, que estão de volta.

Para abrir os festejos dos 30 anos do Rock in Rio está agendado um concerto no Palco Mundo, esta sexta-feira, dia 18 de setembro.  "No primeiro dia, a abertura do evento tem cerca de 15-20 artistas, grandes artistas da música brasileira. E isto é uma homenagem do Rock in Rio aos artistas e uma homenagem deles à música brasileira", disse Roberta Medina.

No alinhamento do Rock In Rio há vários artistas portugueses. Boss AC, que atuará com  Aurea, os Moonspell, que atuarão com Derrick Green, vocalista dos Sepultura, no âmbito de uma digressão pelo Brasil, e ainda o DJ Diego Miranda, e, em dupla, DJ Vibe com Rui Silva.

Ao todo, serão 91 horas de festa durante os sete dias do evento (de 18 a 20 e de 24 a 27 de setembro). A Cidade do Rock vai abir portas entre as 14h às 3 horas da manhã e o público (85 mil pessoas por dia) vai ter a oportunidade de assistir a centenas de concertos nos vários palcos.