A versão portuguesa de "Avenida Q" foi desvendada esta terça-feira, 6 de dezembro, com uma emissão em direto no Facebook de um ensaio do musical. Tal como a apresentação, o comunicado de imprensa deixa antever que se trata de um espetáculo muito politicamente incorreto - no press release, a produção começa por lamentar a "m**** de ano" que foi 2016, entre outras tiradas com humor.

"Não há maneira de dourar esta pílula - 2016 foi o pior. Mas estamos aqui para te dizer que 2017 vai ser diferente. Sim, há luz ao fundo do túnel. Pelo menos durante umas horas, o teu trabalho vai ser como o do tipo que foi pago para passar óleo no corpo da família da Tenaya Taylor: fácil, divertido e levemente erótico", promete a produtora de "Avenida Q".

Com Rui Maria Pêgo, Diogo Valsassina, Gabriela Barros, Inês Aires Pereira , Manuel Moreira, Rodrigo Saraiva, , Samuel Alves, Artur Guimarães, Luís Neiva e André Galvão, o musical é descrito como o "mais genial, absurdo, irreverente, inapropriado, saudosista, mágico, estúpido e inesquecível espetáculo da história da Broadway". É como uma "Rua Sésamo" com Marretas, linguagem adulta, palavrões e cantoria.

"Avenue Q", a versão original do musical, estreou em Nova Iorque em 2003, ganhou três Tony Awards e tem tido exibições na Broadway e também em digressões internacionais pelo mundo inteiro.

A história do espetáculo acompanha Luís, um recém-licenciado cheio de esperanças, Paula (a porca), Félix (um gay que ainda não saiu do armário) e Trekkie (o tarado), entre outros. "Juntos, tentam encontrar um propósito na vida e falam sobre os temas existenciais que nos afetam a todos", acrescenta a produtora.

No direto da apresentação do musical, Rui Maria Pêgo revelou que irá dar corpo a um artista português conhecido por todos. "Segredo? As pessoas já sabem qual é o outro, mas não vou falar disto desta vez. Tenho um segredo neste espetáculo. Aceitei este papel porque queria um desafio, alguém com uma história de vida difícil... e que é Sérgio Rossi (risos) Não, não é o Sérgio Rossi, mas é uma figura que faz parte do imaginário de toda a gente, alguém que aprendemos a amar e que vimos cair (...) A pessoa é Saul Ricardo... o pequeno Saul!", revelou o apresentador e ator.

"Avenida Q" tem estreia para o dia 8 de fevereiro no Teatro da Trindade, em Lisboa.

Veja a apresentação do musical:

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.