O Reguengos Wine & Blues Fest, promovido pela câmara municipal e pela produtora Trovas Soltas, vai ter lugar nos dias 11 e 12 deste mês, integrado na Exposição de Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz (ExpoReg), no distrito de Évora.

O evento, explicou o município à agência Lusa, pretende ligar a história do concelho, o vinho, o lago do Alqueva, a cultura alentejana, a gastronomia e o turismo.

“Apesar de separados por um oceano e por grandes diferenças culturais, existe um sentido quase implícito, lógico, no trinómio Alentejo-Vinho-Blues, algo ligado às raízes, à terra, aos povos”, argumentou a organização.

O festival, de entrada livre, no Parque de Feiras e Exposições da cidade alentejana, quer fazer dos blues “a banda sonora perfeita para a gastronomia, património e vinhos do concelho de Reguengos de Monsaraz”, apelando “ao público, conhecedor ou não”, deste género musical.

O programa arranca, no dia 11, às 21:45, com um concerto de Chino, considerado “um dos mais ativos representantes da cena do blues e swing” da cidade espanhola de Barcelona, que vai ser acompanhado pela sua banda, The Big Bet, formada por Rod Deville (contrabaixo) e Giggs Nother (bateria).

Para fechar a noite inaugural, às 23:35, “sobem” ao palco a banda portuguesa Budda Power Blues (na foto acima) e a cantora Maria João, que vão apresentar o disco que gravaram juntos, intitulado “The Blues Experience”.

“Trata-se de uma experiência no mágico universo dos blues”, em que “Maria João deixa cair o seu registo icónico para se apoderar das canções e dar vida às letras, muitas das vezes em dueto com Budda, considerado o melhor músico de blues do país”, resumiu a organização do festival, a propósito do trabalho a apresentar no espetáculo.

Na noite seguinte, as atuações arrancam, às 21:45, com o português Fast Eddie Nelson, que integrou projetos como Gasoline, The Sullens, Los Santeros, Big River Johnson e Fast Eddie & the Riverside Monkeys, mas que editou os últimos trabalhos em nome individual.

Oriundo do Barreiro, distrito de Setúbal, o músico começou a escrever, gravar e editar música no início dos anos 90 e, desde então, “tem apresentado um pouco por toda a Europa o seu som, que cruza o Rock, o Mississipi Blues e o Folk”.

O festival encerra com “chave de ouro”, a partir das 23:35, com um concerto de Shirley King, filha do antigo intérprete de blues BB King, que vai ser acompanhada pela banda portuguesa Budda Power Blues.

“Shirley admite que ser filha de BB King lhe abriu muitas portas, mas foi o seu talento, carisma e energia que a fizeram sedimentar como uma das grandes divas dos blues”, salientaram os organizadores, explicando que, em palco, a artista “desafia todos os géneros” e “a sua voz e presença são uma explosão de energia”.

Na Europa, sublinharam, Shirley King faz-se acompanhar por “aquele que é considerado o melhor ‘power’ trio português”, os Budda Power Blues.

A Câmara de Reguengos de Monsaraz pretende que o festival, no âmbito da 25.ª edição da ExpoReg, que decorre entre os dias 11 e 15 deste mês, seja “um veículo de promoção para o concelho, para as suas gentes e para os agentes económicos e turísticos” locais.