Artigo

Stevie Wonder faz 65 anos

Stevie Wonder nasceu a 13 de maio de 1950. O cantor já vendeu mais de 100 milhões de discos, venceu 25 Grammys, incluindo o prémio carreira, ganhou um Óscar e um Globo de Ouro para a canção “I Just Called To Say I Love You”.

O sucesso de Stevie Wonder começou bem cedo. Com apenas 11 anos, o cantor assinou contrato discográfico com a Tampla Records sob o nome de “Little Stevie Wonder”.

“I Call It Pretty Music, But the Old People Call It the Blues” foi o primeiro single de Wonder, a que se seguiu o primeiro álbum “The Jazz-Soul of Little Stevie Wonder” (1962).

Aos 13 anos, o cantor surpreende o Regal Theatre em Chicago com “Fingertips (part 2)”, atuação que posteriormente foi editada em álbum, chegando a liderar alguns tops nos Estados Unidos da América.

Depois de tirar o “Little” do nome artístico, Stevie Wonder multiplicou os sucessos nos anos 60. “Uptight (Everything's alright), “With a Child’s Heart” e “Blowin’ in the Wind” (cover de Bob Dylan) foram algumas das canções que marcaram o início da carreira do cantor.

Depois de um período de negociação com a editora, Stevie Wonder lança “Talking Body”, álbum de onde saiu “Superstition” (1972), que chegou ao primeiro lugar do top Hot 100 da Billboard.

O disco de 1972 também incluía o tema “You Are the Sunshine of My Life”, que juntamente com “Superstition” deu ao cantor três Grammys.

Quatro anos depois de “Talking Body”, o cantor edita “Songs in the Key of Life”, que para a revista Rolling Stone é um dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.

Nos anos 70 e 80, Stevie Wonder, já reconhecido mundialmente, continuou a gravar discos e a fazer várias tournées, uma delas com os Rolling Stones.

Em 1984 grava “I Just Called To Say I Love You” para a banda sonora do filme “A Dama de Vermelho”. A canção venceu o Óscar de melhor canção original em 1985 e rapidamente atingiu o primeiro lugar nos tops dos Estados Unidos e do Reino Unido. Em 2002, o tema ficou no 13º lugar dos singles mais vendidos de sempre em Inglaterra.

Dos anos 90 até 2007, Stevie Wonder gravou nove álbuns que entraram para os principais tops de todo o mundo.

Vencedor de 25 Grammys, o interprete de “I Just Called To Say I Love You” foi homenageado na gala dos Grammys em 2015 com um espetáculo após a entrega dos prémios.

A homenagem de duas horas e meia de duração contou com Beyoncé, Tonny Bennet, Lady Gaga, Gary Clark Jr., Ed Sheeran, John Legend, entre outros.

Comentários