“Afinal há ópera no Coliseu! O Coliseu Porto e o Teatro Nacional de São Carlos iniciam uma colaboração conjunta com a apresentação em outubro da ópera ‘Turandot’, obra de Giacomo Puccini, que conta com a participação da mais prestigiada cantora lírica portuguesa Elisabete Matos, no papel de Turandot”, lê-se na página de Facebook do Coliseu do Porto, anunciando o espetáculo para o dia 21 de outubro, pelas 20:00.

O maestro italiano Domenico Longo é quem dirige aquela produção da ópera da autoria de Giacomo Puccini (1858-1924), com a Orquestra Sinfónica Portuguesa sob direção da sua maestrina titular, Joana Carneiro, enquanto o Coro do Teatro Nacional de São Carlos vai ser dirigido por Giovanni Andreoli.

“Turandot”, de Puccini, “desenrola-se num mundo de exotismo cruzado de símbolos e de máscaras da Commedia dell’Arte e aborda a luta entre duas personalidades dominadoras, cada uma delas determinada a conquistar a outra e onde a escrava Liù se mata para salvar o príncipe das intenções assassinas de Turandot, a princesa de gelo”, escreve o Coliseu do Porto.

Puccini morre e deixa a sua obra inacabada e quem a termina é Franco Alfano, que transforma Turandot, “o monstro vingativo”, numa “terna amante do príncipe das paragens longínquas capaz de desvendar os três enigmas” colocados ao príncipe da Tartária às quais teria de responder acertadamente para não ser decapitado.

Os ingressos para o espetáculo variam entre os 10 euros para as galerias e os 30 euros para as cadeiras de orquestra.

Foto: AFP