Artigo

Xutos e Pontapés, Carminho e Tiago Bettencourt animam Fatacil em agosto

Xutos e Pontapés, Carminho, Tiago Bettencourt e o angolano Matias Damásio, são algumas das presenças deste ano na Fatacil - Feira de Artesanato, Turismo, Comércio e Indústria, entre 18 e 27 de agosto, em Lagoa, no Algarve.

Num espaço requalificado com o reforço da iluminação pública, mobiliário urbano, sinalética e capacidade de estacionamento, a feira apresentará outras participações musicais ao longo de dez dias.

Subirão ao palco Agir (dia 18), Richie Campbell (19), João Pedro Pais (20), GNR (21), Dengaz (22), Quim Barreiros (23), Carminho/Tiago Bettencourt (24), Xutos e Pontapés (25), Matias Damásio (26) e D.A.M.A (27).

Organizado pela Câmara de Lagoa, o certame espera ultrapassar os 170 mil visitantes contabilizados na edição de 2016.

“Esperamos um aumento de visitantes, até porque este ano foram introduzidos torniquetes com leitura por códigos de barra, o que permitirá um maior controlo do número de entradas”, indicou o presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins, na apresentação da feira.

No certame vão participar cerca de 700 expositores de artesanato, comércio, indústria, agricultura, entidades institucionais e gastronomia.

Um dos setores renovados este ano é o artesanato, com o equilíbrio entre as atividades e técnicas mais tradicionais e as mais urbanas e inovadoras.

De acordo com a organização, os artesãos “são uma mais-valia da feira e vão ser premiados e incentivados através do reembolso do valor pago pelo aluguer do espaço expositor”.

Considerado também como um dos maiores eventos de animação turística do Algarve, a Fatacil oferece ainda espaços de restauração, onde a gastronomia local será destacada com a confeção ao vivo de pratos regionais e tradicionais portugueses.

No espaço ‘Amar a Terra’, podem ser apreciados os produtos típicos do Algarve, onde 32 expositores apresentam, entre outros, a doçaria regional, o mel, a alfarroba e o medronho.

No recinto da feira, com cerca de 50 mil metros quadrados, o equivalente a cerca de cinco campos de futebol e situado a nascente da cidade de Lagoa, os visitantes podem ainda assistir a espetáculos equestres diários, este ano com a participação de Clémence Faivre, criadora do cavalo lusitano.

Comentários