Segundo o canal, a história "será uma autêntica viagem no tempo – 31 anos, mais precisamente". "Em 1986 a música era outra, Mário Soares batia-se nas presidenciais face a Freitas do Amaral, as roupas tinham chumaços e os filmes alugavam-se nos videoclubes", resume a RTP1 na sinopse de "1986".

Do elenco da série fazem parte Eva Fisahn, Laura Dutra, Miguel Moura e Silva, Henrique Gil, Miguel Partidário e Tiago Garrinhas. Ana Bola também participa em "1986" e admite que há potencial para uma segunda temporada.

Em entrevista à rubrica "Sem Filtro", da RTP1, Nuno Markl confessou que se envolveu "obsessivamente" com a série. “Nunca me envolvi obsessivamente com nada que tenha escrito antes e, desta vez, foi ao ponto de fazer uma lista com tudo que as personagens tinham nos quartos e nas casas, que posters tinham na parede, que objetos estavam nas prateleiras", contou.

"A série não pende para nenhum lado político, é sobre pessoas e sobre o facto de toda a gente ter heróis e vilões dentro de si, não há bons nem maus. Talvez as pessoas se possam identificar em 2017 com estas pessoas de 1986, porque há coisas que não mudam na espécie humana", explicou Nuno Markl.

A série é uma produção HOP, realizada por Henrique Oliveira, com estreia marcada para novembro na RTP1.

Veja o teaser da série:

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.