Salvador Sobral, representante português, foi o novo artista a subir ao palco da 62ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que decorre em Kiev. A atuação do jovem cantor de 27 anos foi uma das mais aplaudidas da cerimónia.

Veja no vídeo a atuação:

"Amar pelos dois", tema composto por Luísa Sobral, conquistou também as redes sociais. O vídeo da atuação partilhado pela conta oficial da Eurovisão somou centenas de partilhas em poucos minutos.

Os elogios à canção interpretada por Salvador Sobral chegam dos quatro cantos da Europa.

A última vez que Portugal competiu numa final do Festival Eurovisão da Canção foi em 2010,  com o tema "Há dias assim", interpretado por Filipa Azevedo. A melhor classificação portuguesa no concurso foi um sexto lugar em 1996, com a canção “O meu coração não tem cor”, interpretada por Lúcia Moniz.

Em cada semifinal participam concorrentes de 18 países e a final é disputada por representantes de 26 territórios: os 20 qualificados nas semifinais, os denominados ‘Cinco Grandes’ (França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido) e o país anfitrião (Ucrânia). A a segunda semifinal será transmitida em diferido, pelas 22h00, na RTP.

“Amar pelos dois”, composta por Luísa Sobral, venceu a 6 de março a final do Festival da Canção, que decorreu no Coliseu dos Recreios em Lisboa e foi disputada por oito canções.