Artigo

“A Guerra dos Tronos”: A pirataria vai arruinar as estreias de séries?

Com a divulgação de quatro episódios de "A Guerra dos Tronos" antes da estreia da nova temporada, o universo das séries encara agora um problema que o cinema já enfrenta há vários anos.

A quinta temporada de "A Guerra dos Tronos" estreou mundialmente este domingo na HBO, mas a antestreia acabou por ser mesmo online, com a divulgação de quatro episódios em sites piratas – uma realidade que o cinema já enfrenta há vários anos.

No cinema, o lançamento de filmes antes das estreias oficiais não é algo inédito. Recorde-se, por exemplo, que, em 2009, "X-Men Origens: Wolverine" foi publicado na Internet um mês antes da estreia. O mesmo aconteceu com "Os Mercenários 3", que chegou a sites de pirataria três semanas antes de estrear nos cinemas.

Mais recentemente, "O Meu nome é Alice", "Fúria", "Annie", "Mr. Turner" e "To Write Love in Her Arms" foram colocados na Internet antes de chegarem ao grande ecrã. A divulgação destes filmes foi consequência de um dos maiores ataques informáticos de sempre a uma empresa. O alvo foi a Sony que viu filmes pirateados, conversas privadas com grandes nomes de Hollywood divulgadas e dados de quase 50 mil pessoas partilhados.

Com quatro temporadas já exibidas, "A Guerra dos Tronos" é, há três anos consecutivos, a série mais pirateada no mundo mas nunca o tinha sido antes da sua data de estreia, só depois da exibição dos episódios.

A divulgação dos episódios de "A Guerra dos Tronos" – que têm uma marca de água, o que levantou a suspeita de se tratarem de versões enviadas à imprensa – é um caso sem precedentes no mundo da televisão.

Em 2014, dois episódios de "Doctor Who"também surgiram na Internet, depois dos guiões dos cinco primeiro episódios terem sido revelados. Porém, ao contrário de "A Guerra dos Tronos", os episódios de "Doctor Who" publicados não eram a versão final – segundo o The Verge, os dois episódios estavam a preto e branco e com diversas marcas de água.

Também a série "Dexter" foi vítima dos piratas. Em 2009, um mês antes da estreia da quarta temporada na Showtime, o primeiro episódio da série protagonizada por Michael C. Hall foi publicado em diversos sites.

A divulgação de episódios da série de George R.R. Martin lança novos desafios à indústria televisiva que já tinha de lidar com a pirataria após a exibição dos episódios. No meio da confusão até houve quem tivesse levantado outra hipótese: nas redes sociais há quem especule sobre uma manobra de marketing da HBO para testar a viabilidade do novo serviço streaming (HBO Now).

A quinta temporada de "A Guerra dos Tronos" chega a Portugal esta segunda-feira e é exibida às 22h20 no canal Syfy.

@Tiago David

Comentários