Artigo

«A Guerra dos Tronos»: quer aprender a falar «dothraki»?

"Khaleesi zheanae" é a expressão em "dothraki" para dizer "a rainha é bonita": agora os fanáticos pela série "A Guerra dos Tronos" poderão aprender a língua imaginária falada nos episódios, assim como alguém que aprende inglês ou francês.

O idioma inventado pelo linguista David Peterson para a popular série da HBO ganhará, a partir de 7 de outubro, um método de aprendizagem com direito a listas de vocabulário, gramática e exercícios de fonética.

Nesta cultura totalmente dedicada aos cavalos, "'haja o que houver, nunca chame um guerreiro Dothraki de 'ifak' (caminhante)' é o pior insulto, já que implica que a pessoa não pode andar a cavalo", advertem em comunicado a editora especializada Living Language e a HBO Global Licensing, parceiros na publicação.

O dothraki é falado na série por Daenerys, que luta para conquistar o Trono de Ferro. O método, que estará disponível em livros e CD, aplicativos para telemóvel e cursos online, será supervisionado pelo criador da língua - que garante "transformar um 'arakh' em 'zhavvorsa'", sem adiantar a tradução.

@AFP

Comentários